Voltar

Tratamento

Navegue em: Aparelho digestivo

O único tratamento eficaz e definitivo para as hérnias é a cirurgia, baseada na reintrodução daquilo que saiu de dentro da barriga e na reparação do orifício que proporcionou a sua projeção para o exterior. Regra geral, as hérnias não melhoram. Pelo contrário, tornam-se cada vez mais volumosas com o passar do tempo, razão que justifica a realização de uma operação para prevenir eventuais complicações.

O uso de faixas ou de fundas, tão comuns no passado, é hoje em dia considerado como um recurso provisório enquanto não se realiza a cirúrgica, uma vez que com esta medida não se pode solucionar o problema. Para além disso, pode até favorecer o aparecimento de complicações.

Recidivas

Nos dias atuais, com técnicas operatórias bem definidas e materiais para juntar os tecidos (de sutura) de muito boa qualidade, a cirurgia obtém resultados muito bons. O índice de recidiva (volta da hérnia) pós-operatória, ocorre em torno de 1% a 3%. Quando as estruturas da parede abdominal estão muito enfraquecidas, recorre-se à utilização de próteses.

Próteses ou telas

As próteses são pedaços de tecido sintético ou biológico, que se integram ao organismo e promovem a cobertura e, portanto a proteção da região da parede que está fraca. Existem dezenas de tipos e materiais diferentes de telas. Cada uma pode ou até deve ser utilizada em situações próprias. Entretanto, saber utilizar, manusear e escolher a tela mais adequada para cada situação envolve amplo conhecimento do assunto.

Cirurgias

A videolaparoscopia, cirurgia minimamente invasiva, mantém uma posição de destaque no tratamento da hérnia inguinal e incisional, resultando em menor tempo de internação, bem como uma recuperação mais rápida. É o caso também da cirurgia robótica.

A cirurgia de hérnia, que não é perigosa, pode ser efetuada sob anestesia geral, bloqueio ou até com anestesia local, se existir alguma circunstância que assim o exija. A estadia no hospital oscila entre um a dois dias, dependendo do tipo de hérnia a ser operada. E o retorno às atividades normais pode ser feito em quatro ou cinco dias.

FAÇA O DOWNLOAD GRATUITAMENTE

Você tem várias formas de agendar consultas e exames:

Envie uma mensagem para:

WhatsApp

Agende sua consulta ou exame:

Agende online
QR Code Agende sua consulta ou exame

Agende pelo app meu oswaldo cruz

App Meu Oswaldo Cruz disponível no Google Play App Meu Oswaldo Cruz disponível na App Store