Voltar

Hérnia de hiato

Navegue em: Aparelho digestivo

Na hérnia hiatal, parte do estômago invade a cavidade torácica por meio de uma abertura onde o tubo alimentar (esôfago) liga-se ao estômago. A hérnia de hiato pode não apresentar sintomas. Em alguns casos, pode estar associada à azia e desconforto abdominal.

Saiba mais

x

Perguntas frequentes

Uma hérnia de hiato ocorre quando a parte superior do estômago se projeta através de uma abertura no diafragma, chamada de hiato esofágico.

Os sintomas comuns incluem azia, regurgitação, dor no peito, dificuldade para engolir e sensação de plenitude no estômago.

As causas exatas são desconhecidas, mas fatores como idade, obesidade e pressão intra-abdominal aumentada podem contribuir para o desenvolvimento de uma hérnia de hiato.

Geralmente, um exame de endoscopia ou uma série de radiografias contrastadas do esôfago, estômago e duodeno (conhecido como série gastrointestinal superior) são usados para diagnosticar uma hérnia de hiato.

O tratamento pode incluir mudanças no estilo de vida, como perder peso e evitar alimentos que desencadeiam sintomas. Em casos graves, a cirurgia pode ser necessária.

Se não tratada, uma hérnia de hiato pode levar a complicações como esofagite, úlceras no esôfago e estreitamento do esôfago.

Sim, muitas pessoas com hérnia de hiato também sofrem de refluxo ácido, devido à incapacidade do esfíncter esofágico inferior de funcionar adequadamente. 

Alimentos que podem desencadear sintomas incluem alimentos ácidos, picantes, gordurosos, cafeína, chocolate e alimentos ricos em tomate.

Você tem várias formas de agendar consultas e exames:

Envie uma mensagem para:

WhatsApp

Agende sua consulta ou exame:

Agende online
QR Code Agende sua consulta ou exame

Agende pelo app meu oswaldo cruz

App Meu Oswaldo Cruz disponível no Google Play App Meu Oswaldo Cruz disponível na App Store