Voltar

Colite ulcerativa

Navegue em: Aparelho digestivo

A colite ulcerativa normalmente ocorre apenas na mucosa interna do intestino grosso (cólon) e do reto, variando de leve a grave. A colite ulcerativa aumenta as chances de o paciente desenvolver câncer de cólon. Os sintomas incluem sangramento retal, diarreia sanguinolenta, cólicas abdominais e dor.

Perguntas frequentes

A Colite Ulcerativa é uma condição inflamatória crônica que afeta o revestimento do intestino grosso e do reto, causando úlceras e inflamação.

Os sintomas comuns da Colite Ulcerativa incluem diarreia frequente, sangramento retal, cólicas abdominais, fadiga e perda de peso. 

A causa exata da Colite Ulcerativa não é completamente compreendida, mas fatores genéticos, imunológicos e ambientais podem desempenhar um papel no seu desenvolvimento.

O diagnóstico da Colite Ulcerativa é geralmente feito por meio de exames como colonoscopia, sigmoidoscopia, exames de sangue e análise de fezes.

O tratamento pode envolver medicamentos para controlar a inflamação, modificação na dieta, suplementos nutricionais e, em casos graves, cirurgia para remover o cólon. 

Sim, a Colite Ulcerativa pode levar a complicações como perfuração do cólon, sangramento intenso e aumento do risco de câncer colorretal.

Adotar uma dieta equilibrada, evitar alimentos desencadeantes, praticar exercícios regularmente e reduzir o estresse podem ajudar a gerenciar os sintomas da Colite Ulcerativa.

Sim, a Colite Ulcerativa pode afetar crianças e adolescentes, embora seja mais comum em adultos.

Até o momento, não há uma cura definitiva para a Colite Ulcerativa, mas o tratamento pode controlar os sintomas e ajudar a manter a condição sob controle. 

A principal diferença entre Colite Ulcerativa e Doença de Crohn é a área do trato gastrointestinal que é afetada. A Colite Ulcerativa afeta apenas o intestino grosso e o reto, enquanto a Doença de Crohn pode afetar qualquer parte do trato digestivo, desde a boca até o ânus.

Com um tratamento adequado e acompanhamento médico regular, a maioria das pessoas com Colite Ulcerativa pode ter uma expectativa de vida semelhante à da população em geral. No entanto, casos graves ou complicações podem influenciar a expectativa de vida.

Você tem várias formas de agendar consultas e exames:

Envie uma mensagem para:

WhatsApp

Agende sua consulta ou exame:

Agende online
QR Code Agende sua consulta ou exame

Agende pelo app meu oswaldo cruz

App Meu Oswaldo Cruz disponível no Google Play App Meu Oswaldo Cruz disponível na App Store