Voltar

Hemorróidas

Navegue em: Aparelho digestivo

As hemorróidas são grupos de vasos que se localizam próximos à borda do ânus e estão presentes em todas as pessoas. É muito comum que essas estruturas apresentem sintoma como inchaço, aumento de volume, dor e sangramento em algum momento da vida. Embora não representem um problema grave, podem causar desconforto significativo e, por isso, é fundamental procurar avaliação de um médico especialista.

Essa condição é prevalente tanto em homens quanto em mulheres e, apesar de não ser geralmente preocupante para a saúde, é importante que seja examinada por um profissional capacitado. A razão para essa abordagem é que os sintomas das hemorroidas podem ser similares aos de outras doenças relacionadas ao ânus e intestino, como inflamações intestinais, tumores do intestino e do ânus, fístulas anais, fissuras anais, entre outras.

Quais são os sintomas

Os sintomas podem ser persistentes ou momentâneos, os mais comuns são:

  • Sangramento anal (até em grande volume);
  • Dor anal;
  • Coceira;
  • Volume ou inchaço anal;
  • Saída involuntária de muco ou pequena quantidade de fezes pelo ânus, dificuldade de higiene;
  • Sensação de que o reto permanece cheio, mesmo após evacuar.

Fatores de risco

Os fatores de risco para o desenvolvimento de hemorroidas incluem:

Atenção
Esforço aumentado na hora de evacuar
Diarreia persistente
Obesidade
Gravidez
Envalhecimento

Diagnóstico

Para o diagnóstico é fundamental o exame proctológico e, conforme a avaliação do coloproctologista, podem ser necessários outros exames para exclusão de outras causas para os sintomas.

Tratamento

Algumas medidas podem auxiliar no controle dos sintomas. Em alguns casos, principalmente em pessoas com pouca resposta ao tratamento clínico ou sintomas muito importantes, pode ser indicado tratamento cirúrgico.

Medidas Clínicas:

A indicação de tratamento cirúrgico é comum e a técnica escolhida depende de cada caso e da orientação de médico especialista responsável.

  • A medida clínica inicial mais importante é manter o controle hábito intestinal, principalmente evitando evacuações endurecidas, pelo consumo de uma dieta rica em fibras e ingestão de quantidade adequada de líquidos. O uso frequente de laxantes visando melhorar os sintomas relacionados a hemorroidas só deve ser realizado com recomendação médica;
  • Evitar permanecer muito tempo sentado no vaso sanitário, hábito que pode dificultar o controle dos sintomas;
  • Realizar higiene com lenços umedecidos ou lavar o ânus após evacuar, evitando o uso de papel higiênico, quando possível;
  • Banho de assento em água morna, por 10-15 minutos, principalmente quando a dor anal é uma queixa importante. A água morna ajuda no controle da dor e reduz o inchaço no local;
  • Pomadas e cremes específicos para o tratamento de hemorroidas também podem ser utilizados para controle da dor, diminuição do inchaço e inflamação local. É importante não utilizar pomadas para hemorroidas por períodos mais longos sem orientação médica;
  • Outros procedimentos pouco invasivos podem ser realizados no consultório do médico especialista para controle dos sintomas, conforme avaliação do profissional.

Apesar de ser uma condição totalmente benigna, reforçamos que os sintomas associados as hemorroidas estão presentes em diversas doenças potencialmente graves do intestino e ânus. É impossível diferenciar essas condições sem um exame adequado da região e a avaliação médica para exclusão de outras causas é fundamental.

Conheça os mitos e verdades sobre Hemorroidas:

Perguntas frequentes

Hemorróidas são veias inchadas na região anal e no reto inferior. Elas podem ser internas (dentro do ânus) ou externas (fora do ânus).

Os sintomas comuns incluem dor, coceira, sangramento durante a evacuação e uma sensação de protuberância ou inchaço na região anal. 

As hemorróidas podem ser causadas por pressão excessiva no reto e ânus, geralmente devido a constipação, gravidez, obesidade ou esforço durante a evacuação.

O diagnóstico de hemorróidas é geralmente feito com base nos sintomas relatados e em um exame físico. Às vezes, um exame retal pode ser necessário.

Sim, os tratamentos podem incluir mudanças na dieta, uso de cremes ou pomadas, procedimentos minimamente invasivos e, em casos graves, cirurgia. 

Em alguns casos, as hemorróidas podem desaparecer por conta própria, especialmente se medidas preventivas forem adotadas. No entanto, em casos mais graves, pode ser necessária intervenção médica. 

Para prevenir hemorróidas, é importante manter uma dieta rica em fibras, beber bastante água, evitar longos períodos sentado no vaso sanitário e praticar exercícios regularmente.

Sim, em muitos casos, é possível tratar hemorroidas em casa com medidas como banhos de assento, aplicação de pomadas ou cremes e ajustes na dieta. No entanto, se os sintomas persistirem, é importante procurar orientação médica.

Você tem várias formas de agendar consultas e exames:

Envie uma mensagem para:

WhatsApp

Agende sua consulta ou exame:

Agende online
QR Code Agende sua consulta ou exame

Agende pelo app meu oswaldo cruz

App Meu Oswaldo Cruz disponível no Google Play App Meu Oswaldo Cruz disponível na App Store