Voltar

Cálculo de vesícula biliar

Navegue em: Aparelho digestivo

Os cálculos biliares são depósitos de material sólido (predominantemente de cristais de colesterol), na vesícula biliar. A maioria dos distúrbios da vesícula biliar e dos dutos biliares é provocada por cálculos biliares. No mundo ocidental, o principal componente dos cálculos biliares é o colesterol, uma gordura (lipídio) que normalmente se dissolve na bile (mas não em água). Quando o fígado secreta colesterol em excesso, a bile fica saturada com colesterol.

Perguntas frequentes

Um cálculo de vesícula biliar é uma formação sólida, muitas vezes conhecida como pedra, que se desenvolve na vesícula biliar.

Os sintomas incluem dor abdominal, geralmente no lado direito superior, náuseas, vômitos e desconforto após as refeições gordurosas.

O diagnóstico envolve exames de imagem como ultrassonografia ou tomografia, juntamente com análises de sangue para avaliar a função hepática.

O tratamento pode envolver mudanças na dieta, medicamentos para dissolver os cálculos ou, em casos graves, a remoção cirúrgica da vesícula biliar (colecistectomia).

Complicações podem incluir inflamação da vesícula biliar (colecistite), obstrução dos ductos biliares e pancreatite.

Para prevenir cálculos de vesícula biliar, é recomendado manter um peso saudável, evitar dietas muito ricas em gordura e manter uma dieta equilibrada rica em fibras. A atividade física regular também é importante. 

Você tem várias formas de agendar consultas e exames:

Envie uma mensagem para:

WhatsApp

Agende sua consulta ou exame:

Agende online
QR Code Agende sua consulta ou exame

Agende pelo app meu oswaldo cruz

App Meu Oswaldo Cruz disponível no Google Play App Meu Oswaldo Cruz disponível na App Store