Voltar

Cirrose hepática

Navegue em: Aparelho digestivo

A cirrose é o desfecho de lesões no fígado que se cicatrizam, fazendo com que o órgão vá perdendo sua função e caminhe para a falência completa. É resultado de inflamações e agressões crônicas como o ataque de vírus (hepatites A,B,C…) ou abuso de bebidas alcoólicas.

FAÇA O DOWNLOAD GRATUITAMENTE

Perguntas frequentes

Cirrose hepática é uma condição médica crônica em que o tecido saudável do fígado é gradualmente substituído por tecido cicatricial, levando a uma perda progressiva de função hepática. 

As principais causas da cirrose hepática incluem o consumo excessivo de álcool, hepatite viral crônica (principalmente B e C), acúmulo de gordura no fígado (esteatose hepática) e outras condições como doença hepática autoimune. 

Os sintomas comuns da cirrose hepática incluem fadiga, fraqueza, perda de apetite, perda de peso, inchaço abdominal, icterícia (pele e olhos amarelados), confusão mental e facilidade de sangramento.

O diagnóstico de cirrose hepática é feito através de exames de sangue para avaliar a função hepática, ultrassonografia, ressonância magnética, biópsia hepática e exames de imagem avançados. 

A cirrose hepática é uma condição crônica e, em estágios avançados, pode não ter cura. No entanto, tratamentos e mudanças no estilo de vida podem ajudar a retardar a progressão da doença.

Complicações da cirrose hepática incluem ascite (acúmulo de líquido no abdômen), encefalopatia hepática (disfunção cerebral), varizes esofágicas, infecções frequentes e câncer de fígado.

O tratamento da cirrose hepática inclui gerenciar as causas subjacentes, adotar uma dieta equilibrada, evitar álcool e medicamentos que possam prejudicar o fígado, e em casos avançados, transplante de fígado pode ser uma opção.

A prevenção da cirrose hepática envolve evitar o consumo excessivo de álcool, praticar sexo seguro para prevenir infecções virais, manter um peso saudável e buscar tratamento para condições hepáticas crônicas.

Você tem várias formas de agendar consultas e exames:

Envie uma mensagem para:

WhatsApp

Agende sua consulta ou exame:

Agende online
QR Code Agende sua consulta ou exame

Agende pelo app meu oswaldo cruz

App Meu Oswaldo Cruz disponível no Google Play App Meu Oswaldo Cruz disponível na App Store