Voltar

Crohn

Navegue em: Aparelho digestivo

Prevalência

As doenças inflamatórias intestinais são condições crônicas que, como o próprio nome sugere, causam inflamação no trato intestinal. Elas são caracterizadas por períodos de melhora e piora, apresentando sintomas variáveis conforme a localização e gravidade da doença. Os tipos mais comuns de doenças inflamatórias intestinais são a retocolite ulcerativa e a doença de Crohn.

Fatores de Risco

A causa exata desse tipo de condição não é conhecida, mas pessoas com história familiar tem maior chance de desenvolver o problema. Alguns fatores com dieta e estresse podem piorar os sintomas, mas não causam o problema.

A causa exata das doenças inflamatórias intestinais não é conhecida, mas pessoas com histórico familiar têm maior chance de desenvolver essas condições. Embora alguns fatores, como dieta e estresse, possam agravar os sintomas, eles não são considerados como a causa direta do problema.

Essas condições requerem uma abordagem médica cuidadosa para o controle dos sintomas e a melhoria da qualidade de vida dos pacientes afetados por elas. O acompanhamento médico regular e a adesão ao tratamento são fundamentais para controlar a inflamação e minimizar o impacto dessas doenças crônicas na vida dos pacientes.

Sintomas

As doenças inflamatórias intestinais, podem apresentar os seguintes sintomas:

Atenção
Dor abdominal
Diarreia, comumente com sangue, pus e muco
Perda de peso
Cansaço
Febre

Diagnóstico

O diagnóstico das doenças inflamatórias intestinais é geralmente realizado por meio do exame de colonoscopia, que permite a visualização direta do intestino e a obtenção de amostras para análise. Além disso, em alguns casos, outros exames abdominais complementares, como tomografia e ressonância magnética, podem ser utilizados para auxiliar no diagnóstico.

Devido à natureza complexa e variável das doenças inflamatórias intestinais, muitas vezes pode ser um desafio chegar a um diagnóstico definitivo. A evolução da doença pode ocorrer por vários anos, e a confirmação diagnóstica geralmente requer a realização de múltiplos exames e uma avaliação criteriosa dos sintomas e histórico médico do paciente.

Complicações

  • Fístulas intestinais: comunicação anormal entre segmentos intestinais;
  • Obstrução intestinal;
  • Maior risco de trombose;
  • Desnutrição: a inflamação intestinal pode prejudicar a absorção de nutrientes;
  • Manifestações extra-intestinais: essas doenças podem estar associadas a problemas no fígado, articulações e pele.

Saiba mais sobre a doença de Crohn

x

Perguntas frequentes

A doença de Crohn é uma condição crônica que afeta o sistema digestivo, caracterizada por inflamação persistente no trato gastrointestinal.

Os sintomas incluem dor abdominal, diarreia frequente, perda de peso, fadiga, sangramento retal e, em casos graves, complicações como estenoses e fístulas.

A causa exata da doença de Crohn não é totalmente compreendida, mas acredita-se que seja resultado de uma combinação de fatores genéticos, ambientais e imunológicos.

O diagnóstico é baseado em exames físicos, histórico médico, exames de imagem (como colonoscopia e endoscopia) e análises de sangue e fezes.

Até o momento, não há cura definitiva para a doença de Crohn. No entanto, o tratamento pode ajudar a controlar os sintomas e a prolongar os períodos de remissão.

O tratamento pode incluir medicamentos para reduzir a inflamação, suplementos nutricionais, mudanças na dieta, terapia biológica e, em casos graves, cirurgia para remover parte do intestino.

As complicações podem incluir obstruções intestinais, fístulas, abscessos, deficiências nutricionais e até mesmo o aumento do risco de câncer de intestino.

Acredita-se que exista uma predisposição genética para a doença de Crohn, mas não é transmitida de forma direta. Ter um parente com a doença pode aumentar o risco, mas não garante o desenvolvimento da condição. 

Sim, muitas pessoas com a doença de Crohn conseguem levar vidas normais com o tratamento adequado, incluindo ajustes na dieta e estilo de vida. 

Não, a doença de Crohn não é contagiosa. Ela não pode ser transmitida de pessoa para pessoa. 

Você tem várias formas de agendar consultas e exames:

Envie uma mensagem para:

WhatsApp

Agende sua consulta ou exame:

Agende online
QR Code Agende sua consulta ou exame

Agende pelo app meu oswaldo cruz

App Meu Oswaldo Cruz disponível no Google Play App Meu Oswaldo Cruz disponível na App Store