Voltar

Pancreatite crônica

Navegue em: Aparelho digestivo

Chamada de pancreatite, a inflamação do pâncreas pode ser aguda ou crônica. Embora possam ter causas semelhantes, a crônica está relacionada à incapacidade de o pâncreas funcionar normalmente e desenvolver insuficiência do órgão podendo haver necessidade de tratamento clínico específico.

Perguntas frequentes

A pancreatite crônica é uma condição na qual o pâncreas fica inflamado de forma persistente, resultando em danos progressivos e irreversíveis.

Os sintomas incluem dor abdominal persistente, perda de peso, diarreia, náuseas e vômitos.

As causas comuns incluem o consumo excessivo de álcool e o acúmulo de depósitos de cálcio no pâncreas (pancreatite calcificante).

O diagnóstico envolve exames de sangue, exames de imagem como ultrassonografia ou tomografia computadorizada, e em alguns casos, biópsia do pâncreas.

O tratamento visa aliviar os sintomas e pode envolver mudanças na dieta, medicamentos para controle da dor e, em alguns casos, procedimentos cirúrgicos.

Complicações podem incluir diabetes, problemas de absorção de nutrientes, formação de cistos no pâncreas e aumento do risco de câncer pancreático.

A expectativa de vida pode variar dependendo da gravidade da condição, da adesão ao tratamento e de outros fatores de saúde.

Não há uma cura definitiva para a pancreatite crônica, mas o tratamento adequado e mudanças no estilo de vida podem ajudar a gerenciar os sintomas e a retardar a progressão da condição. 


ESPECIALISTAS EM Pancreatite crônica

Você tem várias formas de agendar consultas e exames:

Envie uma mensagem para:

WhatsApp

Agende sua consulta ou exame:

Agende online
QR Code Agende sua consulta ou exame

Agende pelo app meu oswaldo cruz

App Meu Oswaldo Cruz disponível no Google Play App Meu Oswaldo Cruz disponível na App Store