Voltar

Câncer de reto – preservação de órgao – watch & wait

Navegue em: Aparelho digestivo

Os tumores de cólon e reto são uma classe de cânceres que afetam a parte final do sistema digestivo. Eles ocupam a segunda posição como tipo de câncer mais frequente tanto em homens quanto em mulheres, ficando atrás apenas dos tumores de próstata e mama.

QUAIS SÃO OS SINTOMAS DO CÂNCER COLORRETAL?

Os sintomas do câncer colorretal podem variar dependendo do estágio da doença. Nos estágios iniciais, muitas vezes, o câncer colorretal não causa sintomas visíveis. À medida que a doença avança, os sintomas podem se tornar mais evidentes.

Alguns dos sintomas mais comuns incluem:

Dor abdominal
Dor no reto
Distensão abdominal
Sensação de evacuação incompleta
Perda de peso
Fezes escurecidas
Alteração no padrão de funcionamento intestinal
Fraqueza
Sangramento nas evacuações
Anemia

PRESERVAÇÃO DE ÓRGÃO

Como nos tumores de reto existe maior chance de ser necessária uma ostomia e a função evacuatória pode piorar significativamente após o tratamento, prejudicando a qualidade de vida, alguns esforços adicionais são comumente sugeridos para permitir realizar procedimentos de menor porte ou até para evitar qualquer procedimento cirúrgico. Em alguns pacientes a radioterapia combinada com a quimioterapia (quimiorradioterapia) pode gerar uma grande redução no tamanho e até o desaparecimento completo da lesão.

Nos pacientes com desaparecimento da lesão após a quimiorradioterapia (resposta completa) pode ser feito acompanhamento com exames frequentes, evitando a realização de cirurgia. A estratégia para seguimento desses pacientes é chamada Watch and Wait e apresenta excelentes resultados funcionais e segurança no tratamento da doença, desde que se siga corretamente o acompanhamento, podendo ser necessária a realização de procedimento cirúrgico, caso haja qualquer sinal de retorno da doença. Em algumas situações, apesar de a lesão não sumir completamente, a persistência de uma lesão residual pequena após o tratamento, pode permitir um procedimento menos invasivo, a remoção local da lesão, sem a retirada de todo o reto.

As possibilidades de tratamento são dependentes de diversas características do paciente e, principalmente, do tumor, sendo necessária a avaliação minuciosa para definir as alternativas terapêuticas.

Perguntas frequentes

Os tumores de cólon e reto são uma classe de cânceres que afetam a parte final do sistema digestivo. 

Os tumores de cólon e reto ocupam a segunda posição como tipo de câncer mais frequente tanto em homens quanto em mulheres. 

A preservação de órgão é uma estratégia que visa evitar a necessidade de cirurgia radical, como a ostomia, e melhorar a função evacuatória após o tratamento. 

A quimiorradioterapia pode reduzir significativamente o tamanho do tumor ou até mesmo levá-lo ao desaparecimento completo em alguns pacientes. 

A abordagem Watch & Wait envolve o acompanhamento de pacientes que tiveram resposta completa à quimiorradioterapia sem cirurgia imediata, desde que sigam rigorosamente o acompanhamento médico. 

A abordagem Watch & Wait apresenta excelentes resultados funcionais e segurança no tratamento da doença quando o acompanhamento é seguido adequadamente. 

Você tem várias formas de agendar consultas e exames:

Envie uma mensagem para:

WhatsApp

Agende sua consulta ou exame:

Agende online
QR Code Agende sua consulta ou exame

Agende pelo app meu oswaldo cruz

App Meu Oswaldo Cruz disponível no Google Play App Meu Oswaldo Cruz disponível na App Store