Voltar

Úlcera péptica

Navegue em: Aparelho digestivo

O que é?

Úlceras são lesões que podem aparecer em diferentes partes do organismo, em tecido cutâneo (pele) ou mucoso. Já as úlceras pépticas ou gástricas, são feridas que aparecem no sistema digestivo, como no esôfago, estômago, duodeno ou intestino delgado.

Sintomas

  • Dor abdominal, que parece uma pontada forte e piora ao se alimentar;
  • Queimação no estômago;
  • Enjoo ou vômito;
  • Gases;
  • Sangue nas fezes visível ou detectado por exame – que pode indicar sangramento na parede do estômago.

Causas

O suco gástrico produzido pelo estômago para digerir os alimentos pode ter uma ação agressiva que fere a parede destes órgãos. As causas podem ser diversas:

  • Histórico familiar;
  • Medicamentos que podem afetar as defesas da mucosa do estômago, como AAS ou anti-inflamatórios;
  • Estresse – que pode afetar as defesas da mucosa;
  • Bactéria H.pylori, que se multiplica no estômago, enfraquecendo sua barreira protetora;
  • Fumo e bebidas alcoólicas;
  • Alimentação desiquilibrada, com excesso de alimentos gordurosos;
  • Consumo em excesso de alimentos irritativos, como açúcar, cafeína e pimenta.

Diagnóstico e Tratamento

O exame para diagnóstico é a endoscopia alta, que permite ao médico avaliar as condições do sistema digestivo. No exame também é possível fazer a coleta de amostra para biópsia para pesquisa do H.pylori.

O tratamento é feito com medicamentos que diminuem a produção de ácidos gástricos. Em alguns casos, é indicado procedimento cirúrgico. No caso da bactéria H.pylori é necessário o tratamento com antibióticos.

Perguntas frequentes

Úlceras são lesões que podem aparecer em diferentes partes do organismo, em tecido cutâneo (pele) ou mucoso. Já as úlceras pépticas ou gástricas, são feridas que aparecem no sistema digestivo, como no esôfago, estômago, duodeno ou intestino delgado.

Os sintomas incluem dor abdominal, especialmente entre as refeições e à noite, azia, náusea e vômitos.

As úlceras pépticas são geralmente causadas pela infecção pela bactéria H. pylori, ou pelo uso prolongado de medicamentos anti-inflamatórios não esteroides (AINEs)

O diagnóstico geralmente envolve endoscopia digestiva alta, que permite ao médico visualizar o interior do estômago e do duodeno. 

Fatores de risco incluem o uso frequente de AINEs, infecção por H. pylori, tabagismo, consumo excessivo de álcool e histórico familiar de úlceras. 

O tratamento pode envolver a eliminação da infecção por H. pylori com antibióticos, a redução do uso de AINEs, e a prescrição de medicamentos que reduzem a produção de ácido estomacal.

Sim, se não tratada, uma úlcera péptica pode levar a complicações como perfuração, sangramento ou obstrução do trato gastrointestinal.

Dietas que evitam alimentos irritantes e picantes e incluem alimentos ricos em fibras podem ajudar a aliviar os sintomas de uma úlcera péptica. 

Sim, medidas preventivas incluem evitar o uso excessivo de AINEs, tratar a infecção por H. pylori e adotar um estilo de vida saudável.

Você tem várias formas de agendar consultas e exames:

Envie uma mensagem para:

WhatsApp

Agende sua consulta ou exame:

Agende online
QR Code Agende sua consulta ou exame

Agende pelo app meu oswaldo cruz

App Meu Oswaldo Cruz disponível no Google Play App Meu Oswaldo Cruz disponível na App Store