Voltar

Câncer do intestino e pólipos

Navegue em: Aparelho digestivo

Entre os mais conhecidos tumores de intestino estão o de cólon e o de reto. A partir da evolução de pólipos, alterações podem surgir. Caso esses pólipos não sejam removidos, podem se transformar em malignos. O pólipo intestinal é uma alteração causada pelo crescimento anormal da mucosa do intestino grosso (cólon e reto). É uma das condições mais comuns que afeta o intestino, ocorrendo em 15 a 20% da população.

x

Perguntas frequentes

O câncer do intestino, também conhecido como câncer colorretal, é uma doença em que células malignas se desenvolvem no cólon ou no reto.

Os sintomas comuns do câncer do intestino incluem mudanças nos hábitos intestinais, sangue nas fezes, dor abdominal, perda de peso não explicada e fadiga persistente. 

Os fatores de risco incluem idade avançada, histórico familiar de câncer colorretal, pólipos intestinais, doenças inflamatórias intestinais e dieta rica em carne vermelha e processada. 

O diagnóstico é feito por meio de exames como colonoscopia, sigmoidoscopia, exames de sangue oculto nas fezes e tomografia computadorizada. 

O tratamento pode envolver cirurgia para remoção do tumor, radioterapia, quimioterapia e terapias-alvo, dependendo do estágio e localização do câncer.

Sim, é possível reduzir o risco de câncer do intestino mantendo um estilo de vida saudável, incluindo uma dieta rica em fibras, baixa em gorduras saturadas, praticando atividade física regular e evitando o consumo excessivo de álcool e tabaco.

Existem três tipos principais de pólipos no cólon: pólipos hiperplásicos, pólipos adenomatosos e pólipos serrilhados.

A remoção de pólipos é geralmente feita durante uma colonoscopia. O médico utiliza um instrumento especial para cortar ou remover o pólipo do revestimento do intestino.

O tempo que um pólipo leva para crescer pode variar bastante. Alguns pólipos podem crescer em questão de semanas ou meses, enquanto outros podem levar vários anos para se desenvolver completamente. 

Você tem várias formas de agendar consultas e exames:

Envie uma mensagem para:

WhatsApp

Agende sua consulta ou exame:

Agende online
QR Code Agende sua consulta ou exame

Agende pelo app meu oswaldo cruz

App Meu Oswaldo Cruz disponível no Google Play App Meu Oswaldo Cruz disponível na App Store