Voltar

Refluxo gastroesofágico (azia)

Navegue em: Aparelho digestivo

O que é?

Refluxo gastroesofágico, conhecido como azia, é o retorno involuntário e repetitivo do conteúdo do estômago para o esôfago. Os alimentos mastigados na boca passam pela faringe, pelo esôfago (um tubo que desce pelo tórax na frente da coluna vertebral) e caem no estômago, situado no abdômen. O retorno deste material pode causar ou não lesões no esôfago. Quando é constante, acontece a Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE).

Sintomas

A sensação é de queimação nessa região do estômago e esôfago. Também pode provocar dor ou incomodo que irradia para o pescoço e garganta. Pode piorar ao deitar-se.

Causas

refluxo do ácido gástrico normalmente é o que causa a azia. Um problema que acontece quando a válvula muscular que controla o esfíncter do esôfago para de funcionar de forma adequada, fazendo com que o ácido do estômago chegue até o esôfago, garganta e boca.

Entenda alguns motivos para que isso aconteça:

  • Comer uma quantidade grande de alimentos durante a refeição;
  • O consumo de alguns alimentos como café, refrigerante, molho de tomate, chocolates, alimentos picantes, gordurosos, embutidos e frituras, além de bebidas alcoólicas;
  • estresse e alguns medicamentos também podem contribuir para sintomas de refluxo;
  • As oscilações hormonais na gravidez e a falta de espaço entre os órgãos que acontece com o crescimento do bebê;
  • A hérnia de hiato – que é um deslocamento de parte do estômago, do abdômen para o tórax, através do orifício (hiato) pelo qual o esôfago atravessa o diafragma para adentrar na cavidade abdominal. Com isso, há uma perda na força da musculatura, que prejudica a passagem do alimento do esôfago para o estômago e provoca o refluxo.

Dicas para evitar a Azia

  • Tenha uma alimentação saudável, com ingestão de frutas e legumes;
  • Evite os alimentos que causam azia;
  • Não consuma uma quantidade muito grande de alimentos durante as refeições e evite consumir muito líquido;
  • Prefira alimentos cozidos ou assados, ao invés de fritos;
  • Não vá se deitar logo após a refeição, espere por pelo menos 2 horas.

Diagnóstico e tratamento

Medicamentos antiácidos podem ajudar a aliviar os sintomas de forma imediata, mas podem ser receitados tratamentos com outros medicamentos que levam mais tempo para fazer efeito, mas são mais eficazes. É importante consultar um médico gastroenterologista para avaliar o seu caso.

O exame para investigar as causas da azia é a endoscopia alta, que permite ao médico avaliar as condições da laringe, esôfago e do esfíncter esofágico.

Quando a azia pode ser algo mais sério?

A azia crônica pode causar outras doenças como úlceras pépticas, esofagite (inflamação na parede do esôfago), gastrite, e em casos mais graves, câncer no estômago e esôfago.

Atenção! Se a azia vier acompanhada de outros sintomas, como vômito com sangue, alteração nas fezes, sensação de peito apertado, tosse e falta de ar, procure atendimento médico imediato.

Perguntas frequentes

O Refluxo Gastroesofágico é uma condição em que o conteúdo ácido do estômago retorna para o esôfago, causando sintomas como azia.

Os sintomas comuns incluem azia, regurgitação ácida, dor no peito, tosse crônica e rouquidão.

As causas podem incluir um esfíncter esofágico inferior fraco, obesidade, gravidez, hérnia de hiato e certos hábitos alimentares.

O diagnóstico geralmente é feito com base nos sintomas e pode envolver exames como endoscopia, pHmetria esofágica e manometria esofágica.

O tratamento pode envolver mudanças no estilo de vida (como dieta e exercício), medicamentos para reduzir a produção de ácido e, em casos graves, cirurgia. 

Sim, alimentos como café, chocolate, alimentos fritos e álcool podem piorar os sintomas do RGE e devem ser evitados.

Sim, o RGE também pode afetar crianças, resultando em sintomas como vômitos frequentes, irritabilidade e problemas de sono.

As complicações podem incluir esofagite, estreitamento do esôfago, úlceras, sangramento, laringite e, em casos raros, câncer de esôfago. O tratamento adequado pode prevenir ou controlar essas complicações.


ESPECIALISTAS EM Refluxo gastroesofágico (azia)

Você tem várias formas de agendar consultas e exames:

Envie uma mensagem para:

WhatsApp

Agende sua consulta ou exame:

Agende online
QR Code Agende sua consulta ou exame

Agende pelo app meu oswaldo cruz

App Meu Oswaldo Cruz disponível no Google Play App Meu Oswaldo Cruz disponível na App Store