Voltar

Constipação intestinal

Navegue em: Aparelho digestivo

A constipação intestinal se caracteriza por hábito intestinal com fezes normalmente endurecidas que podem chegar a causar lesões anais em decorrência de várias alterações, desde alimentares até tumores intestinais.

Perguntas frequentes

A constipação intestinal, ou obstipação, é uma condição em que ocorre dificuldade ou esforço excessivo para evacuar as fezes, levando a movimentos intestinais infrequentes.

Os sintomas comuns incluem esforço ao evacuar, fezes duras e secas, sensação de evacuação incompleta e movimentos intestinais infrequentes.

As causas podem incluir dieta pobre em fibras, baixa ingestão de líquidos, falta de atividade física, certos medicamentos, problemas de saúde como hipotireoidismo e condições do trato intestinal.

O tratamento geralmente envolve aumento da ingestão de fibras, aumento da hidratação, exercícios regulares e, em casos mais graves, o uso de laxantes sob orientação médica.

Remédios caseiros incluem aumentar a ingestão de fibras através de frutas, vegetais e grãos integrais, beber bastante água, praticar atividade física regularmente e estabelecer uma rotina regular de evacuação.

Se os sintomas persistirem por um período prolongado, se houver sangramento nas fezes, perda de peso inexplicável ou se a constipação estiver associada a outros sintomas preocupantes.


ESPECIALISTAS EM Constipação intestinal

Você tem várias formas de agendar consultas e exames:

Envie uma mensagem para:

WhatsApp

Agende sua consulta ou exame:

Agende online
QR Code Agende sua consulta ou exame

Agende pelo app meu oswaldo cruz

App Meu Oswaldo Cruz disponível no Google Play App Meu Oswaldo Cruz disponível na App Store