Voltar

Fístulas e fissuras

Navegue em: Aparelho digestivo

Fissura Anal

As fissuras anais são cortes que ocorrem na borda do ânus, na maioria das vezes causada pela passagem de fezes mais endurecidas.

Sintomas

As fissuras anais ocasionam dor anal e sangramento ao evacuar. Geralmente, a cicatrização do corte acontece em poucos dias.

Em algumas situações, a dor provocada pelo corte pode gerar uma contração excessiva da musculatura do ânus que dificulta a evacuação e a cicatrização do corte gerando a persistência dos sintomas por meses.

Diagnóstico

O diagnóstico é realizado pelo exame proctológico com identificação dos cortes na borda do ânus. É fundamental a avaliação pelo médico especialista para exclusão de outras causas de dor e sangramento.

Tratamento

  • Algumas medidas podem auxiliar no controle dos sintomas, o médico especialista deverá montar o melhor tratamento conforme o sintoma e paciente;
  • Medicações para controle da dor;
  • Manter o controle hábito intestinal, principalmente evitando evacuações endurecidas, pelo consumo de uma dieta rica em fibras e ingestão de quantidade adequada de líquidos. Em alguns casos é indicado o uso de laxativos para tornar as fezes mais macias e os sintomas menos intensos até a cicatrização da fissura;
  • Realizar higiene com lenços umedecidos ou lavar o ânus após evacuar, evitando o uso de papel higiênico, quando possível;
  • Banho de assento em água morna, por 10-15 minutos, principalmente após evacuar. A água morna ajuda no controle da dor e reduz a contração excessiva da musculatura;
  • Pomadas e cremes específicos para o tratamento de fissuras;
  • Nos casos de pacientes com sintomas muito intensos ou sem resposta ao tratamento clínico, pode ser necessária a realização de procedimento cirúrgico para cicatrização da fissura e melhora dos sintomas.

Fístulas e Abscesso Anal

O abscesso anal é uma condição caracterizada pela formação de uma coleção de pus próxima ao ânus, o que resulta em aumento de volume e dor local intensa.

O que causa abscesso anal?

A abscesso anal é causado pela inflamação de glândulas que ficam próximo à borda do ânus. Essas glândulas são responsáveis pela produção de uma secreção que lubrifica a borda do ânus, na tentativa de reduzir as lesões causada pela passagem das fezes pela borda anal. Não existe uma causa específica para inflamação dessas glândulas.

Quais são os sintomas?

Os sintomas de um abscesso anal podem variar, mas geralmente incluem:

  • Dor anal – ao repouso e ao evacuar;
  • Febre;
  • Vermelhidão e aumento de volume junto a ânus.

Tratamento

No abscesso anal é necessária a drenagem do pus acumulado. Isso pode acontecer espontaneamente, quando o próprio organismo faz uma abertura na pele que permite a saída de pus ou cirurgicamente.

É fundamental a avaliação médica, mesmo nos casos de drenagem espontânea o mais breve possível. O abscesso anal pode gerar quadros de infecção grave, principalmente em pessoas com imunidade comprometida, diabete, obesidade, entre outras.

Em alguns casos é recomendado o tratamento combinado com antibióticos.

Evolução para Fístula Anal

Em aproximadamente metade dos pacientes com abscesso anal, pode ocorrer uma evolução para uma condição conhecida como fístula anal, que se caracteriza por uma comunicação anormal entre o canal do reto e a pele ao redor do ânus. Essa comunicação gera acúmulo de secreção gerando dor local e saída frequente de secreção pelo ânus.

O diagnóstico é feito pelo exame proctológico, podendo ser necessária a realização de exames complementares para facilitar o diagnóstico e guiar o tratamento cirúrgico.

O tratamento da fístula anal é cirúrgico. A técnica indicada depende do trajeto da fístula e da quantidade de musculatura anal envolvida no trajeto. Às vezes são necessários mais de um procedimento cirúrgico para resolução da fístula.

Perguntas frequentes

Uma fístula é uma conexão anormal entre duas estruturas do corpo que normalmente não deveriam estar ligadas, criando um canal ou passagem.

As fístulas podem ser causadas por infecções persistentes, lesões traumáticas, doenças inflamatórias, cirurgias prévias ou complicações pós-operatórias.

Uma fissura anal é uma pequena ferida ou rachadura na mucosa do canal anal, causando dor e sangramento durante a evacuação.

Os sintomas comuns de uma fissura anal incluem dor intensa durante e após a evacuação, sangramento retal e espasmos do esfíncter anal.

O diagnóstico de uma fissura anal geralmente é feito através de um exame físico, onde o médico pode visualizar a fissura. Em alguns casos, exames complementares como a colonoscopia podem ser necessários.

O tratamento inicial para uma fissura anal geralmente envolve medidas conservadoras, como banhos de assento, dieta rica em fibras e uso de pomadas tópicas. Em casos mais graves, pode ser necessária intervenção cirúrgica.

As fístulas mais comuns são as anorretais, que se formam entre o canal anal e a pele próxima ao ânus. Outros tipos incluem fístulas gastrointestinais e genitourinárias.

Os sintomas de uma fístula anorretal podem incluir dor persistente, secreção purulenta (pus) pelo ânus, coceira, inchaço e sensação de desconforto.

O tratamento das fístulas anorretais depende da sua localização e complexidade. Pode envolver desde a drenagem simples até procedimentos cirúrgicos mais complexos, como a fistulotomia.

Embora nem sempre seja possível prevenir totalmente fissuras e fístulas, manter uma dieta rica em fibras, evitar esforço excessivo durante a evacuação e buscar tratamento adequado para condições como a doença de Crohn pode reduzir o risco de desenvolvê-las.

O prognóstico de uma fístula depende da sua localização, complexidade e das condições subjacentes do paciente. Com o tratamento adequado, muitas fístulas podem ser gerenciadas com sucesso, mas algumas podem requerer intervenções mais complexas.

Você tem várias formas de agendar consultas e exames:

Envie uma mensagem para:

WhatsApp

Agende sua consulta ou exame:

Agende online
QR Code Agende sua consulta ou exame

Agende pelo app meu oswaldo cruz

App Meu Oswaldo Cruz disponível no Google Play App Meu Oswaldo Cruz disponível na App Store