Proadi-SUS

Projetos de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde – PROADI-SUS

Desde 2008, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz faz parte do grupo de cinco hospitais de excelência do Ministério da Saúde. Na prática, o Hospital atua para desenvolver processos de excelência voltados para o apoio à gestão, capacitação, incorporação de tecnologias, assistência e pesquisa via PROADI-SUS.

Projetos Triênio 2018-2020

Objetivo: apoiar o Programa Nacional de Segurança do Paciente na qualificação da gestão de 21 hospitais públicos, por meio da utilização de um instrumento de avaliação que visa o custo-efetividade da assistência, a alocação adequada de recursos e a implementação de boas práticas, baseado em legislações vigentes que promovam a qualidade e segurança do paciente e contribuam para melhoria dos desfechos clínicos.
Objetivo: formular uma metodologia para critério de rateio dos recursos federais para custeio das ações/serviços públicos de saúde municipais, por meio da realização de um estudo comparativo entre os critérios utilizados em serviços públicos (Brasil e exterior), construção de um painel de indicadores que considere, entre outras dimensões, as necessidades de saúde populacional, dimensão epidemiológica, demográfica e socioeconômica.
Objetivo: consolidar a Rede Colaborativa por meio da Estratégia Apoiador COSEMS – Conselho dos Secretários Municipais de Saúde (implantada nas 26 unidades federativas em 2017), formando assim integrantes da Rede Colaborativa de forma teórico-prática, por meio de Educação Permanente (EP), e construindo subsídios juntamente às diretorias dos COSEMS e coordenadores de apoio para promover a sustentabilidade e o fortalecimento da gestão municipal do SUS.
Objetivo: fortalecer a gestão estratégica estadual do SUS, por meio da oferta de apoio técnico à elaboração do planejamento estratégico nas Secretarias Estaduais de Saúde aderentes. Propõe-se como produtos diretos do projeto o Mapa Estratégico, o Plano de Ação e a Tábua de Indicadores, para monitoramento de planos de ação a serem construídos.
Objetivo: apoiar o SUS na estruturação do Registro Eletrônico de Saúde (RES), com o qual são esperados os seguintes benefícios na saúde digital após sua implementação: melhor atenção em saúde em todos os seus aspectos, integração entre os processos de saúde, conhecimento para tomada de decisão, vigilância em saúde e promoção de saúde.
Objetivo: apoiar os gestores do SUS, sejam eles municipais, estaduais e/ou federais, no seu processo de planejamento das ações e no monitoramento de indicadores e metas pactuadas. Desta forma é possível realizar tomada de decisões por meio de informações estratégicas mais acessíveis, qualificadas e georreferenciadas, possibilitando uma análise mais eficiente na avaliação situacional de saúde.
Objetivo: considerando a iniciativa do Ministério da Saúde com a publicação do documento Estratégia e-Saúde para o Brasil, no qual se alinham as diretrizes aos princípios do SUS, e a política de governo eletrônico, o projeto nasceu com o objetivo de acumular um conjunto de experiências de atores envolvidos historicamente no desenvolvimento de tecnologias de comunicação e informação em saúde, incluindo profissionais especialistas, gestores, pesquisadores, representantes de entidades e de conselhos de classe, tendo como premissa desenvolver um plano de ação, monitoramento e avaliação que permita integrar políticas, programas e ações de saúde, serviços e sistemas de informação e comunicação, mecanismos de financiamento, infraestrutura, governança, tecnologia e recursos humanos que sustentem a implantação e evolução da Estratégia da e-Saúde.
Objetivo: o projeto tem como ponto central dar subsídio para a qualificação do cuidado com foco na gestão dos Serviços de Atenção Domiciliar (SAD), proporcionando maior adesão a novos procedimentos complexos e processos de qualidade. Para esse fim, o projeto terá os seguintes produtos:

  • Simpósio Nacional de Atenção Domiciliar;
  • Oficinas de qualificação para gestores (melhorias de processos);
  • Visitas técnicas temáticas aos serviços de referência de atenção domiciliar com elaboração de material de apoio;
  • Ferramentas virtuais de apoio à aprendizagem e integração entre as equipes;
  • Pesquisa científica que abordará o tema da Ventilação Mecânica Invasiva Domiciliar.
Objetivo: apoiar a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) na elaboração de uma metodologia para implantação de um sistema de Gestão da Qualidade nos serviços de vigilância sanitária estaduais e municipais.
Objetivo: incorporar processos e práticas de monitoramento e avaliação das ações de regulação e vigilância sanitária à governança organizacional da Anvisa, validando uma modelagem de avaliação aplicável ao Sistema Nacional de Vigilância Sanitária.
Objetivo: o em seu 4º triênio, o projeto tem o objetivo de desenvolver ações para o fortalecimento da Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS) no País, como a produção de estudos originais, a capacitação e formação de profissionais de diversos níveis por meio de cursos introdutório e intermediário em ATS, um MBA em Economia e ATS e a elaboração de guias e diretrizes metodológicas.
Objetivo: disseminar conceitos básicos, capacitar e formar especialistas na área de pesquisa clínica por meio de três cursos: Curso Introdutório (EAD – autoinstrucional); Curso Intermediário (EAD – tutorado) e Curso de Especialização Lato Sensu em Pesquisa Clínica (EAD – presencial).

Os resultados esperados são promover a autonomia e autossuficiência no Brasil na área de pesquisas clínicas que sejam genuinamente brasileiras, bem como fornecer subsídios para a elaboração de protocolos clínicos e construção de políticas públicas brasileiras.

Objetivo: capacitar médicos que atuam como supervisores, preceptores ou participam da implantação de programas de Residência Médica (RM), visando o desenvolvimento pedagógico e de gestão, em especial nas áreas de Medicina Geral de Família e Comunidade e áreas de atendimento da Atenção Básica, para aprimorar e contribuir com o fortalecimento das políticas públicas de expansão e qualificação da RM no Brasil.
Objetivo: seguindo a Política Nacional de Segurança do Paciente, o Ministério da Saúde criou um projeto colaborativo entre os cinco hospitais de excelência para a melhoria da segurança do paciente, ao propor a implementação das diretrizes para prevenção e redução de infecções relacionadas à cateter venoso central, infecção em trato urinário e pneumonia associada à ventilação mecânica, em unidades de terapia intensiva adulto, em 120 hospitais no território nacional. O projeto contribuirá com o Sistema Único de Saúde na diminuição da incidência de infecções hospitalares relacionadas à assistência e na implantação do modelo de melhorias contínuas e segurança do paciente.
Objetivo: formar as equipes médicas e multiprofissionais dos hospitais supervisionados, no cuidado ao paciente bariátrico pela técnica de videolaparoscopia; apoiar a Secretaria de Atenção à Saúde no acompanhamento da evolução do registro do procedimento de gastroplastia por videolaparoscopia após a incorporação da tecnologia.
Objetivo: produzir conhecimento sobre o desenvolvimento do Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes, a partir do referencial teórico da Avaliação Baseada na Teoria do Programa, com o intuito de contribuir para o seu aperfeiçoamento no que se refere a oportunidades de melhorias de gestão e otimização dos recursos nele aplicados.
Objetivo: avaliar a eficácia da teleconsulta comparada à consulta presencial de pacientes portadores de diabetes mellitus tipo 2 atendidos na Atenção Básica e que preencham os critérios para encaminhamento à Atenção Especializada. Espera-se que o projeto auxilie o SUS no rompimento de barreiras geográficas, ampliação do acesso aos médicos especialistas, diminuição de custos e aumento da resolubilidade, com base nas necessidades em saúde da população.
Objetivo: fortalecer a Atenção Básica por meio da capacitação, qualificação dos serviços de assistência farmacêutica e integração das práticas de cuidado na equipe de saúde, na tentativa de organizar a assistência farmacêutica na Atenção Básica, realizar construções coletivas das estratégias de produção de saúde e incorporação de aptidões políticas e de relacionamento no processo de cuidado.
Objetivo: validar uma metodologia para redução do tempo de análise e aumento da acurácia na fase de operação da gestão dos equipamentos, para aumentar a disponibilidade ao menor custo, especialmente em EAS’s que não possuem engenharia clínica, assegurando a qualidade e segurança do usurário e profissional de saúde na utilização destes equipamentos.
Objetivo: apoiar o desenvolvimento de atividades da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS, no que confere ao desenvolvimento de protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas, monitoramento do horizonte tecnológico, capacitação e fortalecimento da comunicação com profissionais e usuários do SUS.
Objetivo: o projeto consiste em uma plataforma de pesquisas que inicia como um estudo observacional prospectivo e colaborativo, entre os cinco hospitais de excelência do Ministério da Saúde, também denominados Hospitais coordenadores. O projeto tem o objetivo de estabelecer uma plataforma de pesquisa colaborativa para apoiar o Plano de Ação Nacional de Prevenção e Controle da Resistência aos Antimicrobianos.

 

Projeto Reestruturação de Hospitais Públicos – RHP

Projeto Reestruturação de Hospitais Públicos – RHP

I Simpósio Nacional para Gestores da Atenção Domiciliar

I Simpósio Nacional para Gestores da Atenção Domiciliar

SAP 4

4ª Sessão de Aprendizagem no Projeto Melhorando a Segurança do Paciente em Larga Escala no Brasil que contou com a participação de 531 pessoas