Voltar

Fraturas no joelho

Navegue em: Ortopedia

Muito frequentes. Envolvem o fêmur distal, tíbia proximal e patela.

Tratamento conservador com imobilização, medicação analgésica e restrição de carga e atividade física nas fraturas sem desvio. Tratamento cirúrgico quando há desvio significativo, principalmente quando são articulares. Uso de placas e parafusos.


O QUE FAZ A ORTOPEDIA?

Preparamos um material exclusivo explicando a área da Ortopedia e as principais formas de tratamento das doenças.
Faça o download gratuitamente:

BAIXAR

Perguntas Frequentes

Uma fratura no joelho é uma quebra em um ou mais dos ossos que compõem a articulação do joelho, incluindo o fêmur, a tíbia e a patela.

As fraturas no joelho podem ocorrer devido a quedas, acidentes de trânsito, lesões esportivas, pancadas diretas e traumas, como acidentes de trabalho.

Os sintomas incluem dor intensa no joelho, inchaço, deformidade visível, incapacidade de suportar peso na perna afetada e dificuldade em movimentar o joelho.

O diagnóstico é realizado com base nos sintomas, histórico médico e exame físico, complementados por radiografias ou exames de imagem, como tomografias computadorizadas (TC) ou ressonância magnética (RM).

O tratamento depende da gravidade da fratura. Pode incluir imobilização com gesso ou talas, redução manual da fratura, cirurgia para fixação com pinos, placas ou parafusos, além de fisioterapia para reabilitação.

O tempo de recuperação varia de acordo com a gravidade da fratura e o tipo de tratamento. Pode levar semanas a meses, com reabilitação física frequentemente necessária.

Complicações podem incluir rigidez na articulação do joelho, perda de mobilidade, dor crônica, lesões nos nervos e vasos sanguíneos, além de infecções.

A prevenção envolve a adoção de medidas de segurança, como usar equipamentos de proteção ao praticar esportes, evitar quedas e acidentes de trânsito, e manter um ambiente seguro.

Os fatores de risco incluem participação em esportes de contato, atividades de alto risco, como esportes radicais, e exposição a situações de acidentes, como quedas graves.

Deve-se procurar atendimento médico imediatamente após uma lesão no joelho que cause dor intensa, inchaço, deformidade visível, ou quando a pessoa não consegue mover o joelho normalmente. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado são cruciais para uma recuperação bem-sucedida.

Você tem várias formas de agendar consultas e exames:

Envie uma mensagem para:

WhatsApp

Agende sua consulta ou exame:

Agende online
QR Code Agende sua consulta ou exame

Agende pelo app meu oswaldo cruz

App Meu Oswaldo Cruz disponível no Google Play App Meu Oswaldo Cruz disponível na App Store