Voltar

Contratura muscular

Navegue em: Ortopedia

A contratura muscular ocorre quando um músculo se contrai de forma muito mais forte do que o normal e permanece contraído, sem passar para a fase do relaxamento, causando muita dor e desconforto. Em alguns casos, o músculo afetado, além de dolorido, pode apresentar um endurecimento, como um caroço. A contratura muscular geralmente ocorre nas regiões cervical, lombar e dorsal da coluna e nas panturrilhas, causando dificuldade em esticar o músculo e em movimentar a articulação ou o membro próximo do músculo dolorido.

Pode estar relacionada à má postura, mas também pode estar relacionada a algumas doenças, como a hérnia de disco.


O QUE FAZ A ORTOPEDIA?

Preparamos um material exclusivo explicando a área da Ortopedia e as principais formas de tratamento das doenças.
Faça o download gratuitamente:

BAIXAR

Perguntas Frequentes

Uma contratura muscular é uma condição em que um músculo ou grupo de músculos fica permanentemente encurtado ou contraído, resultando em limitação de movimento.

As contraturas musculares podem ser causadas por lesões, uso excessivo dos músculos, falta de atividade física, postura inadequada, distúrbios neuromusculares e até mesmo fatores genéticos.

Os sintomas incluem dor localizada, rigidez muscular, fraqueza e dificuldade em esticar ou mover o músculo afetado.

O diagnóstico geralmente é feito por um médico com base nos sintomas do paciente e em exames físicos. Em alguns casos, exames de imagem, como ressonância magnética, podem ser usados para avaliar a extensão da contratura.

O tratamento pode incluir fisioterapia, alongamentos, massagem terapêutica, uso de calor ou frio, medicamentos relaxantes musculares e, em casos graves, cirurgia para liberar o músculo encurtado.

Sim, você pode prevenir contraturas musculares mantendo uma boa postura, fazendo exercícios de alongamento regularmente, evitando esforços excessivos e praticando atividade física regularmente.

Qualquer músculo do corpo pode desenvolver uma contratura, mas os músculos mais suscetíveis são os que são frequentemente submetidos a tensão ou movimentos repetitivos.

O tempo de tratamento varia dependendo da gravidade da contratura. Algumas contraturas podem ser aliviadas em semanas com terapia, enquanto outras podem levar mais tempo, especialmente se cirurgia for necessária.

Se não tratada, uma contratura muscular pode piorar com o tempo, causando dor crônica, limitação de movimento permanente e até mesmo deformidades físicas.

Sim, existe diferença. Uma contratura muscular é uma contração permanente e involuntária do músculo, enquanto uma cãibra é uma contração temporária e dolorosa do músculo que pode ocorrer durante a atividade física. A cãibra geralmente desaparece após um curto período de repouso e alongamento.

Você tem várias formas de agendar consultas e exames:

Envie uma mensagem para:

WhatsApp

Agende sua consulta ou exame:

Agende online
QR Code Agende sua consulta ou exame

Agende pelo app meu oswaldo cruz

App Meu Oswaldo Cruz disponível no Google Play App Meu Oswaldo Cruz disponível na App Store