Voltar

Câncer de coluna

Navegue em: Ortopedia

A coluna é o local do esqueleto mais suscetível à ocorrência de tumores. Estes tumores podem comprimir a medula espinhal ou suas raízes nervosas ou danificar a estrutura óssea provocando fraturas. Os casos de metástases de coluna vertebral vêm crescendo em decorrência do aumento da sobrevida dos pacientes com câncer, o que é fruto de um diagnóstico precoce e de tratamentos mais eficientes.

Atualmente o câncer na coluna conta com diversas inovações diagnósticas nas áreas de patologia, radiologia e medicina nuclear, e também inovações terapêuticas como novas técnicas de radioterapia, inclusive a possibilidade de radioterapia intraoperatória, além de avanços cirúrgicos, como as técnicas minimamente invasivas.


O QUE FAZ A ORTOPEDIA?

Preparamos um material exclusivo explicando a área da Ortopedia e as principais formas de tratamento das doenças.
Faça o download gratuitamente:

BAIXAR

Perguntas Frequentes

O câncer de coluna é um tipo de câncer que se origina nas células da coluna vertebral, podendo afetar as vértebras, a medula espinhal ou os tecidos circundantes.

Os sintomas do câncer de coluna podem incluir dor nas costas persistente, fraqueza ou dormência nas pernas, dificuldade para andar, perda de controle da bexiga ou intestino, e, em casos avançados, problemas neurológicos.

O diagnóstico do câncer de coluna envolve uma combinação de exames, incluindo ressonância magnética, tomografia computadorizada e biópsia para confirmar a presença de células cancerosas.

As causas exatas do câncer de coluna não são totalmente compreendidas, mas fatores de risco incluem predisposição genética, exposição à radiação, tabagismo e outros fatores ambientais.

O tratamento depende do estágio e tipo de câncer, mas pode incluir cirurgia para remover o tumor, radioterapia, quimioterapia e terapia-alvo.

A taxa de sobrevivência varia de acordo com o estágio do câncer, a localização e outros fatores. Em média, a taxa de sobrevivência a cinco anos para o câncer de coluna é de cerca de 65%.

Não existe uma forma garantida de prevenir o câncer de coluna, mas manter um estilo de vida saudável, evitar a exposição à radiação e fazer exames médicos regulares pode ajudar na detecção precoce.

Os tipos mais comuns de câncer de coluna incluem o mieloma múltiplo, o sarcoma de tecidos moles e o carcinoma de células renais metastático para a coluna.

Os sobreviventes de câncer de coluna podem enfrentar desafios, como dificuldades de mobilidade e dores crônicas, além de necessitar de acompanhamento médico contínuo para monitorar a recorrência.

Você tem várias formas de agendar consultas e exames:

Envie uma mensagem para:

WhatsApp

Agende sua consulta ou exame:

Agende online
QR Code Agende sua consulta ou exame

Agende pelo app meu oswaldo cruz

App Meu Oswaldo Cruz disponível no Google Play App Meu Oswaldo Cruz disponível na App Store