Voltar

Artrose

Navegue em: Ortopedia

Doença degenerativa que causa destruição da cartilagem do quadril. Cursa com dor e limitação funcional progressiva. Inicialmente de tratamento conservador pode evoluir com grande comprometimento da qualidade de vida, vindo a precisar de tratamento cirúrgico (prótese total de quadril).


O QUE FAZ A ORTOPEDIA?

Preparamos um material exclusivo explicando a área da Ortopedia e as principais formas de tratamento das doenças.
Faça o download gratuitamente:

BAIXAR

Perguntas Frequentes

A artrose, também conhecida como osteoartrose, é uma condição médica caracterizada pelo desgaste da cartilagem das articulações, levando a dor e rigidez nas articulações.

Os sintomas incluem dor articular, rigidez matinal, inchaço, crepitação (estalos), perda de amplitude de movimento e deformidade articular em estágios avançados.

As articulações mais frequentemente afetadas pela artrose são os joelhos, quadris, coluna vertebral, mãos e articulações do dedão do pé.

A artrose é causada principalmente pelo envelhecimento, mas fatores como lesões articulares prévias, obesidade, predisposição genética e desalinhamento das articulações também desempenham um papel.

O diagnóstico envolve uma avaliação médica, história clínica, exames de imagem, como radiografias ou ressonância magnética, e, às vezes, análise de líquido sinovial.

Não há cura definitiva para a artrose, mas o tratamento visa aliviar a dor, melhorar a função e retardar a progressão da doença.

O tratamento pode incluir medicamentos para a dor, fisioterapia, exercícios de fortalecimento, perda de peso, dispositivos de suporte, como órteses, e, em casos graves, cirurgia de substituição da articulação.

Embora não seja possível prevenir completamente a artrose, você pode reduzir o risco adotando um estilo de vida saudável, mantendo um peso adequado e evitando lesões articulares.

Complicações incluem diminuição da qualidade de vida devido à dor e limitações nas atividades diárias, bem como deformidades articulares em estágios avançados.

A qualidade de vida pode variar amplamente, dependendo da gravidade da artrose e da eficácia do tratamento. Muitas pessoas com artrose conseguem gerenciar seus sintomas com sucesso e continuar a ter uma vida ativa.

Você tem várias formas de agendar consultas e exames:

Envie uma mensagem para:

WhatsApp

Agende sua consulta ou exame:

Agende online
QR Code Agende sua consulta ou exame

Agende pelo app meu oswaldo cruz

App Meu Oswaldo Cruz disponível no Google Play App Meu Oswaldo Cruz disponível na App Store