Voltar

Fraturas de tornozelo

Navegue em: Ortopedia

É um dos locais mais frequentemente acometidos por fraturas e pode acontecer em atividades físicas/esportivas ou quedas acidentais. Afeta qualquer idade e sexo. Se o tratamento for correto é comum ficar com sequelas.

Nas fraturas menos graves e sem desvio o tratamento conservador é o escolhido e consiste em imobilizações gessadas ou botas imobilizadoras. Nas fraturas mais graves e com desvio o tratamento cirúrgico é indicado para correção da deformidade, redução e fixação das fraturas com placas e parafusos e reparação dos ligamentos se necessário.


O QUE FAZ A ORTOPEDIA?

Preparamos um material exclusivo explicando a área da Ortopedia e as principais formas de tratamento das doenças.
Faça o download gratuitamente:

BAIXAR

Perguntas Frequentes

Uma fratura de tornozelo é uma quebra nos ossos que compõem a articulação do tornozelo, geralmente envolvendo a tíbia, a fíbula ou ambos.

Os sintomas comuns incluem dor intensa, inchaço, dificuldade em mover o tornozelo, hematoma e, às vezes, uma deformidade visível.

O diagnóstico geralmente envolve um exame físico, radiografias e, em alguns casos, exames de imagem adicionais, como ressonância magnética (RM) ou tomografia computadorizada (TC).

As fraturas de tornozelo mais comuns incluem a fratura do maléolo lateral, do maléolo medial e a fratura da tíbia distal.

O tratamento depende do tipo e gravidade da fratura, mas pode incluir imobilização com tala, gesso ou cirurgia com a fixação de pinos, parafusos ou placas.

O tempo de recuperação varia, mas em média, pode levar de 6 a 12 semanas para que a fratura de tornozelo cicatrize completamente.

Complicações incluem infecção, má cicatrização, rigidez articular, dor crônica e problemas de mobilidade.

Evitar quedas e acidentes é a melhor forma de prevenir fraturas de tornozelo. Use calçados adequados e evite atividades de alto risco.

Isso depende da gravidade da fratura e da recomendação do seu médico. Alguns pacientes podem retornar gradualmente aos esportes após a recuperação completa.

Você deve buscar atendimento médico imediato se houver dor intensa, inchaço significativo, deformidade visível ou se não conseguir suportar peso no tornozelo, pois esses podem ser sinais de uma fratura grave.

Você tem várias formas de agendar consultas e exames:

Envie uma mensagem para:

WhatsApp

Agende sua consulta ou exame:

Agende online
QR Code Agende sua consulta ou exame

Agende pelo app meu oswaldo cruz

App Meu Oswaldo Cruz disponível no Google Play App Meu Oswaldo Cruz disponível na App Store