Cardiologia de A a Z

Doenças Arteriais

Doenças do Coração

Doenças Infecciosas

Nenhum resultado encontrado

Por favor, tente de outra maneira.


O Centro Especializado em Cardiologia oferece todo o atendimento que os pacientes necessitam num só local, com uma infraestrutura completa para prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças cardiovasculares.

A base da pirâmide do Centro Especializado em Cardiologia é a cardiologia geral, mais generalista, cujo objetivo é detectar, precocemente, pacientes com fatores de risco, orientando-os acerca das medidas preventivas e indicando o tratamento, quando necessário. O modelo Institucional do Centro está totalmente focado no cuidado integrado, desde a emergência até a alta hospitalar, com seguimento ambulatorial.

Centro Especializado em Cardiologia.

Núcleos especializados

O núcleo se dedica ao diagnóstico e tratamento das arritmias cardíacas, distúrbios dos batimentos do coração que podem ocorrer na forma de sensação de palpitações, “disparos” ou “socos” no peito, acompanhados ou não de mal-estar, sensação de desmaio ou desmaios. O cuidado a esses pacientes envolve o diagnóstico da arritmia cardíaca e pode ocorrer tanto de forma invasiva como não invasiva, recorrendo-se, inclusive, a ablação por cateter e aos dispositivos eletrônicos implantáveis tais como os marcapassos e os cardiodesfibriladores.

A maior parte dos exames cardiológicos não invasivos visa o diagnóstico e estratificação de risco dos pacientes. O núcleo de cardiologia diagnóstica não invasiva oferece um amplo conjunto de exames e testes cardiológicos para diagnóstico, estratificação e seguimento dos pacientes internados ou externos. Destacam-se a ergometria, eletrocardiografia, cardiologia nuclear, ecocardiograma, Holter, monitor de eventos (looper), Teste de inclinação (Tilt table test), MAPA, entre outros.

A função desse núcleo que oferece tratamentos minimamente invasivos das cardiopatias e de patologias extracardíacas, e conta com estrutura moderna, é possibilitar a realização do estudo invasivo das artérias coronárias (cinecoronariografia), avaliação fisiológica por guia de pressão (FFR), imagem intravascular, angiografia cerebral -, e também intervenções cardiovasculares tais como angioplastia, implante de stents, implante percutâneo de endopróteses, embolização, além de intervenções cardíacas estruturais.

Pacientes portadores de insuficiências cardíacas avançadas são tratados e eventualmente encaminhados, por esse núcleo, para o transplante cardíaco, quando há necessidade.

Cirurgias de revascularização do miocárdio, trocas valvares, além de atenção cirúrgica às patologias da aorta, assistência circulatória, procedimentos híbridos e cirurgia cardíaca minimamente invasiva, constituem o atendimento desse núcleo.

Com o objetivo de promover a prevenção de problemas cardiovasculares e de obter um diagnóstico precoce, o núcleo oferece um acompanhamento cardiológico integrado, individualizado e contínuo do paciente durante todas as etapas clínicas: diagnóstico, tratamento e reabilitação.



Fique atento aos sinais e sintomas

Para te ajudar a identificar os sinais das principais doenças cardíacas e saber mais sobre os fatores de risco, formas de tratamento e prevenção, nós preparamos um material exclusivo para você.

FAÇA O DOWNLOAD GRATUITO

ESPECIALISTAS EM Cardiologia

Você tem várias formas de agendar consultas e exames:

Envie uma mensagem para:

WhatsApp

Agende sua consulta ou exame:

Agende online
QR Code Agende sua consulta ou exame

Agende pelo app meu oswaldo cruz

App Meu Oswaldo Cruz disponível no Google Play App Meu Oswaldo Cruz disponível na App Store