Centro Especializado em Cardiologia

O Centro Especializado em Cardiologia oferece todo o atendimento que os pacientes necessitam num só local, com uma infraestrutura completa para prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças cardiovasculares.

A base da pirâmide do Centro Especializado em Cardiologia é a cardiologia geral, mais generalista, cujo objetivo é detectar, precocemente, pacientes com fatores de risco, orientando-os acerca das medidas preventivas e indicando o tratamento, quando necessário. O modelo Institucional do Centro está totalmente focado no cuidado integrado, desde a emergência até a alta hospitalar, com seguimento ambulatorial.

Infográfico - Cardiologia

Fique atento aos sinais e sintomas

Para te ajudar a identificar os sinais das principais doenças cardíacas e saber mais sobre os fatores de risco, formas de tratamento e prevenção, nós preparamos um material exclusivo para você.

Faça o download

Clique nos itens abaixo para conhecer os núcleos do Centro Especializado em Cardiologia:

O núcleo se dedica ao diagnóstico e tratamento das arritmias cardíacas, distúrbios dos batimentos do coração que podem ocorrer na forma de sensação de palpitações, “disparos” ou “socos” no peito, acompanhados ou não de mal-estar, sensação de desmaio ou desmaios. O cuidado a esses pacientes envolve o diagnóstico da arritmia cardíaca e pode ocorrer tanto de forma invasiva como não invasiva, recorrendo-se, inclusive, a ablação por cateter e aos dispositivos eletrônicos implantáveis tais como os marcapassos e os cardiodesfibriladores.
A maior parte dos exames cardiológicos não invasivos visa o diagnóstico e estratificação de risco dos pacientes. O núcleo de cardiologia diagnóstica não invasiva oferece um amplo conjunto de exames e testes cardiológicos para diagnóstico, estratificação e seguimento dos pacientes internados ou externos. Destacam-se a ergometria, eletrocardiografia, cardiologia nuclear, ecocardiograma, Holter, monitor de eventos (looper), Teste de inclinação (Tilt table test), MAPA, entre outros.
Núcleo de Hemodinâmica e Intervenção CardiovascularA função desse núcleo que oferece tratamentos minimamente invasivos das cardiopatias e de patologias extracardíacas, e conta com estrutura moderna, é possibilitar a realização do estudo invasivo das artérias coronárias (cinecoronariografia), avaliação fisiológica por guia de pressão (FFR), imagem intravascular, angiografia cerebral -, e também intervenções cardiovasculares tais como angioplastia, implante de stents, implante percutâneo de endopróteses, embolização, além de intervenções cardíacas estruturais.
Pacientes portadores de insuficiências cardíacas avançadas são tratados e eventualmente encaminhados, por esse núcleo, para o transplante cardíaco, quando há necessidade.
Cirurgias de revascularização do miocárdio, trocas valvares, além de atenção cirúrgica às patologias da aorta, assistência circulatória, procedimentos híbridos e cirurgia cardíaca minimamente invasiva, constituem o atendimento desse núcleo.
Com o objetivo de promover a prevenção de problemas cardiovasculares e de obter um diagnóstico precoce, o núcleo oferece um acompanhamento cardiológico integrado, individualizado e contínuo do paciente durante todas as etapas clínicas: diagnóstico, tratamento e reabilitação.