Voltar

Síncope ou desmaio

Navegue em: Cardiologia

Prevalência

Estudos mostram que a síncope representa de 1 a 3% de todas as visitas em Pronto Socorro, chegando a representar a sexta causa mais comum de atendimento.

Tipos

Existem diferentes tipos de síncope, que são:

  • Síncope vasovagal;
  • Síncope cardíaca;
  • Síncope situacional;
  • Hipotensão postural.

Fatores de risco:

Os fatores de risco estão relacionados a cada um dos tipos de síncope. Enquanto observa-se maior frequência de síncope vasovagal e mulheres jovens, os principais fatores de risco para a síncope de origem cardíaca são:

Atenção!
Idade avançada
Doença cardíaca estrutural conhecida
Função cardíaca deprimida
Histórico familiar de morte súbita
Alterações no eletrocardiograma do paciente

Sinais e Sintomas:

A síncope é a perda temporária da consciência devido a uma diminuição temporária do fluxo sanguíneo cerebral.

É comum o paciente procurar atendimento após um episódio de queda com trauma, muitas vezes o paciente não se recorda o motivo da queda e isso pode ser uma dica para pensar em síncope.

Prevenção:

A prevenção depende da causa subjacente.

Por este motivo é importante procurar atendimento cardiológico para iniciar uma investigação abrangente sobre os potenciais causas.

O Centro Especializado em Cardiologia conta com cardiologista disponíveis 24 horas isso permite com que os pacientes recebam atendimento médico especializado imediato em casos de emergências cardíacas.

Tratamento

Considerando as diferentes causas de síncope, o tratamento pode variar desde simples orientações e ajustes de medicação em alguns pacientes com síncope vasovagal e hipotensão postural até tratamentos mais complexos como angioplastia coronariana, implante percutâneo de prótese aórtica (TAVI) e ablação de focos de arritmia, dependendo da causa subjacente.

Por este motivo, a investigação da síncope torna-se fundamental para o tratamento adequado.


FIQUE ATENTO AOS SINAIS E SINTOMAS

Para te ajudar a identificar os sinais das principais doenças cardíacas e saber mais sobre os fatores de risco, formas de tratamento e prevenção, nós preparamos um material exclusivo para você.
Faça o download gratuitamente:

BAIXAR

Saiba mais

x

Perguntas frequentes

Um desmaio, ou síncope, é uma perda temporária de consciência causada por uma diminuição temporária do fluxo sanguíneo para o cérebro.

As causas comuns de desmaio incluem queda súbita da pressão arterial, desidratação, estresse, hipoglicemia e arritmias cardíacas.

Se alguém desmaiar, coloque a pessoa em uma posição deitada de costas e eleve as pernas. Ligue para o serviço de emergência e aguarde ajuda.

Alguns sintomas que podem preceder um desmaio incluem tontura, palidez, suor excessivo, náusea e sensação de fraqueza.

Em alguns casos, é possível prevenir desmaios evitando situações desencadeadoras, mantendo-se bem hidratado e gerenciando condições médicas subjacentes.

Nem sempre. Às vezes, um desmaio pode ser causado por fatores temporários e benignos. No entanto, é importante procurar avaliação médica para determinar a causa.

A queda súbita da pressão arterial é uma das causas mais comuns de desmaio. Isso pode ocorrer devido a fatores como desidratação, mudanças de posição rápida ou condições médicas.

Em alguns casos, os desmaios podem resultar em quedas que levam a lesões. Além disso, em situações específicas, um desmaio pode indicar um problema de saúde subjacente que requer tratamento.

Alguns grupos, como idosos, pessoas com condições cardíacas pré-existentes ou distúrbios do sistema nervoso autônomo, podem ter uma maior propensão a desmaiar. 

É importante procurar ajuda médica após um desmaio, especialmente se for a primeira vez que ocorre, se houver lesões associadas ou se houver outros sintomas preocupantes, como dor no peito. Um médico pode realizar avaliações para determinar a causa e recomendar o tratamento apropriado. 


ESPECIALISTAS EM Síncope ou desmaio

Você tem várias formas de agendar consultas e exames:

Envie uma mensagem para:

WhatsApp

Agende sua consulta ou exame:

Agende online
QR Code Agende sua consulta ou exame

Agende pelo app meu oswaldo cruz

App Meu Oswaldo Cruz disponível no Google Play App Meu Oswaldo Cruz disponível na App Store