Voltar

Dissecção e aneurisma da aorta

Navegue em: Cardiologia

Trata-se do rompimento da camada interna do vaso que irriga o coração, a aorta, levando a sua dilatação ou risco de rompimento. A aorta é a mais importante artéria do organismo, responsável por levar sangue do coração para todo corpo.

Alguns pacientes acabam não apresentando sintomas, por isso, é importante exames de rotinas com médicos cardiologistas.


FIQUE ATENTO AOS SINAIS E SINTOMAS

Para te ajudar a identificar os sinais das principais doenças cardíacas e saber mais sobre os fatores de risco, formas de tratamento e prevenção, nós preparamos um material exclusivo para você.
Faça o download gratuitamente:

BAIXAR

Saiba mais

x

Perguntas frequentes

Uma dissecção da aorta é uma condição médica grave em que as camadas da parede da aorta se separam, formando uma fenda pela qual o sangue pode fluir, potencialmente levando a complicações sérias ou fatais.

Os sintomas de uma dissecção da aorta podem incluir dor súbita e intensa no peito ou nas costas, falta de ar, pressão arterial descontrolada, entre outros sinais de emergência médica. 

A dissecção da aorta geralmente é causada por enfraquecimento da parede da aorta, muitas vezes devido a condições pré-existentes, como hipertensão arterial ou doenças do tecido conjuntivo. 

Um aneurisma da aorta é uma dilatação anormal e enfraquecimento da parede da aorta, que pode se tornar perigoso se aumentar de tamanho ou se romper.

Os fatores de risco para o desenvolvimento de um aneurisma da aorta incluem idade avançada, histórico familiar, tabagismo e condições médicas como aterosclerose.

Exames de imagem como ultrassonografia, tomografia computadorizada e ressonância magnética são usados para diagnosticar dissecção ou aneurisma da aorta.

O tratamento depende da gravidade e localização da dissecção, mas pode envolver medicamentos para controlar a pressão arterial, cirurgia ou procedimentos endovasculares.

Se um aneurisma da aorta se rompe, pode resultar em uma hemorragia grave e potencialmente fatal, exigindo atendimento médico imediato.

Alguns fatores de risco podem ser controlados, como a pressão arterial elevada e o tabagismo. No entanto, em muitos casos, essas condições não podem ser completamente evitadas. 

Complicações podem incluir danos a órgãos adjacentes, acidente vascular cerebral, insuficiência cardíaca e, em casos graves, a morte. O tratamento precoce é essencial para minimizar as complicações. 


ESPECIALISTAS EM Dissecção e aneurisma da aorta

Você tem várias formas de agendar consultas e exames:

Envie uma mensagem para:

WhatsApp

Agende sua consulta ou exame:

Agende online
QR Code Agende sua consulta ou exame

Agende pelo app meu oswaldo cruz

App Meu Oswaldo Cruz disponível no Google Play App Meu Oswaldo Cruz disponível na App Store