Voltar

Hipertensão

Navegue em: Cardiologia
Prevalência: Hipertensão

Prevalência

A prevalência da hipertensão na população varia de 22% a 44%, com mais de 50% entre 60 e 69 anos e 75% acima de 70 anos.

A hipertensão arterial sistêmica (HAS), conhecida popularmente como pressão alta é uma doença crônica e, geralmente, hereditária, que por hiper-reatividade das artérias,

faz com que a força do sangue contra as paredes da artéria seja maior do que o normal, se mantendo com pressões acima de 140/90 mmHg (ou 14 por 9). Se não tratada pode causar outros problemas de saúde.

Tipos

Existem tipos diferente de hipertensão arterial sistêmica, divididos em dois grupos: 

  • Hipertensão arterial primária: cerca de 90% a 95% dos pacientes portadores de HAS são considerados portadores de hipertensão primária. Essa classificação leva em consideração pressão arterial elevada (superior a 140/90 mmHg) sem qualquer causa identificável.
  • Hipertensão arterial secundária: esse tipo atinge 10% dos hipertensos, quando a Hipertensão é causada por outra doença ou outro distúrbio.

Fatores de risco

Essa doença é herdada dos pais em 90% dos casos, porém, existe também outros fatores de risco, entre eles:

Atenção
Idade
Fatores Genéticos
Sexo
Excesso de sal
Fatores socioeconômicos
Sobrepeso e obesidade
Consumo de bebidas alcoólicas
Sedentarismo
Fumo
Estresse
Níveis altos de colesterol

Sinais e Sintomas

A hipertensão é conhecida como uma doença silenciosa, pois não apresenta sintomas durante um bom tempo. Quando os sintomas aparecem, já podemos encontrar em grau avançado de complicação de algum órgão, devido à pressão elevada como a insuficiência cardíaca ou renal.

Fique atento aos sintomas:

Dores no peito
Dor de cabeça
Tonturas
Zumbido no ouvido
Fraqueza
Visão embaçada
Sangramento nasal

Prevenção

Não há como se prevenir complemente da Hipertensão, porém, assumir hábitos de vida saudáveis é fundamental para que o organismo como um todo funcione melhor. Algumas medidas podem ser tomadas. Entre elas estão:

Mudança no estilo de vida que contemple alimentação saudável
Controle de peso
Atividade física regular
Controle de stress
Diminuir a quantidade de sal [sódio] nas refeições
Dormir bem
Abandonar o fumo
Reduzir ingestão de bebida alcoólica

Mudança no estilo de vida para reduzir a pressão arterial. Por onde começar?

Se você deseja melhorar seu estilo de vida, comece fazendo as mudanças gradativas. Defina metas especificas, realistas e estabeleça um prazo. Por exemplo, caminhar 10 minutos na segunda, quarta e sexta, e que fará isso nas próximas 2 semanas.

Geralmente mudanças no estilo de vida feitas de maneira radical, as pessoas têm dificuldade em segui-las.

Tratamento

O tratamento não medicamentoso, com mudança de estilo de vida (citado anteriormente) é essencial para o tratamento do paciente hipertenso em qualquer estágio. O tratamento medicamentoso deve ser iniciado nos pacientes de maior risco e naqueles com risco baixo e que não responderam às mudanças de hábitos.

Quando os remédios não conseguem controlar a pressão de forma adequada, chamado de refratários, alguns procedimentos podem ser realizados como por exemplo, a denervação de artérias renais, já realizada algumas vezes no Hospital Alemão Oswaldo Cruz, mas nesses casos, é necessária uma ampla discussão com o paciente e com as equipes de cardiologia clínica e intervencionista para análise.

Hipertensão tem Cura?

Depende, se a sua pressão está elevada por uma causa secundária ou por estilo de vida ruim. Se a causa for estilo de vida o controle de peso, melhora na alimentação e atividade física podem reduzir a pressão a ponto de você de não ser mais classificado hipertenso.

Saiba mais

x

Perguntas frequentes

A hipertensão, também conhecida como pressão arterial alta, é uma condição em que a força do sangue contra as paredes das artérias está constantemente elevada. Isso pode levar a complicações sérias, como doenças cardíacas e acidentes vasculares cerebrais.

A hipertensão muitas vezes é chamada de “assassino silencioso” porque, na maioria dos casos, não apresenta sintomas visíveis. No entanto, em casos graves, podem ocorrer dores de cabeça, tontura, visão embaçada e batimentos cardíacos irregulares.

Os fatores de risco incluem histórico familiar de hipertensão, idade avançada, obesidade, dieta rica em sódio, consumo excessivo de álcool, falta de atividade física e tabagismo. 

A hipertensão é diagnosticada medindo a pressão arterial com um aparelho chamado esfigmomanômetro. A pressão arterial é representada por dois números: a pressão sistólica (quando o coração bate) e a pressão diastólica (quando o coração está em repouso).

O tratamento pode envolver mudanças no estilo de vida, como dieta saudável, exercícios regulares e redução do consumo de sal. Em casos mais graves, podem ser prescritos medicamentos para controlar a pressão arterial.

Sim, a hipertensão pode muitas vezes ser prevenida ou controlada com a adoção de um estilo de vida saudável, incluindo uma dieta equilibrada, exercícios físicos regulares e evitando fatores de risco como o tabagismo.

A hipertensão está frequentemente associada a outras condições de saúde, como diabetes, doenças cardíacas e renais. O controle da pressão arterial é crucial para prevenir complicações.

Sim, a hipertensão pode afetar pessoas de todas as idades, incluindo crianças e adolescentes. No entanto, é mais comum em adultos mais velhos.

Recomenda-se uma dieta rica em frutas, vegetais, grãos integrais e alimentos com baixo teor de gordura saturada e sódio. A redução do consumo de sal é especialmente importante para controlar a pressão arterial. 

A hipertensão geralmente não tem cura definitiva, mas pode ser controlada com tratamento adequado e mudanças no estilo de vida. O controle eficaz pode reduzir significativamente o risco de complicações relacionadas à pressão arterial elevada.


ESPECIALISTAS EM Hipertensão

Você tem várias formas de agendar consultas e exames:

Envie uma mensagem para:

WhatsApp

Agende sua consulta ou exame:

Agende online
QR Code Agende sua consulta ou exame

Agende pelo app meu oswaldo cruz

App Meu Oswaldo Cruz disponível no Google Play App Meu Oswaldo Cruz disponível na App Store