Voltar

Infarto agudo do miocárdio

Navegue em: Cardiologia

Acontece quando há o bloqueio por uma placa de gordura e um coágulo da artéria coronária, que impede a irrigação do músculo do coração. Sem oxigênio, as células cardíacas começam a morrer, o que compromete o seu funcionamento ou faz com que pare de funcionar.


FIQUE ATENTO AOS SINAIS E SINTOMAS

Para te ajudar a identificar os sinais das principais doenças cardíacas e saber mais sobre os fatores de risco, formas de tratamento e prevenção, nós preparamos um material exclusivo para você.
Faça o download gratuitamente:

BAIXAR

Perguntas frequentes

O Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) é uma condição médica grave em que o fluxo sanguíneo para uma parte do músculo cardíaco é interrompido, causando danos ao tecido cardíaco. 

Os sintomas comuns de um IAM incluem dor no peito, falta de ar, sudorese excessiva, náusea e vômito, além de dor que pode irradiar para o braço esquerdo, pescoço ou mandíbula. 

O IAM é geralmente causado pela obstrução de uma artéria coronária devido à formação de um coágulo sanguíneo em uma placa de gordura que se rompe.

Os principais fatores de risco incluem tabagismo, hipertensão arterial, colesterol elevado, diabetes, obesidade, histórico familiar de doença cardíaca e sedentarismo.

O diagnóstico geralmente é feito com base em uma combinação de história clínica, exame físico, eletrocardiograma (ECG) e exames de sangue para detectar biomarcadores cardíacos.

O tratamento pode incluir medicamentos para diluir o sangue, aliviar a dor e reduzir o estresse no coração, além de procedimentos como angioplastia e colocação de stent, ou cirurgia de bypass. 

A prevenção envolve adotar um estilo de vida saudável, incluindo uma dieta equilibrada, exercícios regulares, abstenção do tabagismo, controle da pressão arterial e do diabetes, e monitoramento do colesterol. 

Complicações podem incluir insuficiência cardíaca, arritmias cardíacas, formação de coágulos sanguíneos e danos permanentes ao músculo cardíaco.

A angina de peito ocorre quando há uma redução temporária no fluxo sanguíneo para o coração, causando dor ou desconforto no peito, mas sem danos permanentes ao músculo cardíaco. Já o IAM envolve a interrupção do fluxo sanguíneo com dano ao coração.

O tempo de recuperação varia de pessoa para pessoa, dependendo da extensão do dano e de outros fatores de saúde. Geralmente, pode levar semanas a meses para uma recuperação completa. O acompanhamento médico é crucial durante esse período. 

Você tem várias formas de agendar consultas e exames:

Envie uma mensagem para:

WhatsApp

Agende sua consulta ou exame:

Agende online
QR Code Agende sua consulta ou exame

Agende pelo app meu oswaldo cruz

App Meu Oswaldo Cruz disponível no Google Play App Meu Oswaldo Cruz disponível na App Store