Núcleo de Fígado

Considerado um dos maiores órgãos do corpo humano, está relacionado com funções importantes do nosso corpo. A regulação do metabolismo de vários nutrientes como proteínas, carboidratos e lipídios é uma delas, além da produção de hemácias, no embrião, para a sintetização de alguns fatores de coagulação.

A cirrose é o desfecho de lesões no fígado que se cicatrizam, fazendo com que o órgão vá perdendo sua função e caminhe para a falência completa. É resultado de inflamações e agressões crônicas como o ataque de vírus (hepatites A,B,C…) ou abuso de bebidas alcoólicas.
O câncer de fígado pode ser de dois tipos: primário, que começa no próprio órgão, e secundário ou metastático que tem origem em outro órgão mas, com a evolução da doença, atinge também o fígado.
O procedimento cirúrgico é indicado para pessoas que possuem danos graves no fígado, quando a função desse órgão está comprometida, como no caso de cirrose hepática, insuficiência hepática ou do câncer de fígado.
O câncer de fígado decorrente de uma metástase consiste em um tumor com origem em outra parte do organismo, que se propagou ao fígado. A perda de peso e falta de apetite podem ser os primeiros sintomas. Os médicos baseiam o diagnóstico em resultados de exames de sangue e, geralmente, biópsia.

 

Equipe

Equipe Multiprofissional

CONHEÇA OS PROFISSIONAIS