Voltar

TUMORES RAROS

Navegue em: Oncologia

Quais são?

As doenças raras na OncoHematologia são um grupo bastante diferente de patologias (doenças) e entre as mais prevalentes temos as Histiocitoses (Langerhans, Erdheim-Chester, Rosai Dorfman), a doença de Castleman, a doença da IgG4 e a Amiloidose.

Sintomas

Por serem doenças muito distintas entre si, cada uma pode se apresentar de forma única ou compartilhar alguns sintomas menos específicos.

Histiocitose de Langerhans: diabetes insipidus, lesões ósseas, lesões de pele e comprometimento pulmonar.

Erdheim-Chester: dor óssea, diabetes insipidus, massas ou tumores retroperitoniais, xantelasmas (lesões de pele com aspecto de bolinhas de gordura).

Rosai Dorfman: geralmente se apresenta com aumento dos gânglios (principalmente pescoço) e pode apresentar lesões de pele.

Doença de Castleman: aumento dos linfondos (gânglios ou ínguas), febre, perda de peso.

Doença da IgG4: tumores no abdome e em outras áreas, pancreatite de repetição.

Amiloidose: lesões em volta do olho, aumento da língua, urina espumosa, comprometimento dos rins, comprometimento do coração.

Diagnóstico

Praticamente todas essas doenças raras citadas têm o diagnóstico feito a partir da biópsia do órgão com suspeita de estar acometido. Outros exames como marcadores genéticos ou exames de imagem como PET-CT podem ser usados, mas o diagnóstico final deverá ser após a análise da biópsia pelo médico patologista.

Tratamento

Histiocitose de Langerhans: quimioterapia, radioterapia, cirurgia em alguns casos, ou em casos da presença da mutação V600E do gene BRAF pode-se usar uma medicação específica.

Erdheim-Chester: Imunoterapia com Interferon, quimioterapia e em casos da presença da mutação V600E do gene BRAF pode-se usar uma medicação específica.

Rosai Dorfman: uso de corticoides e em alguns casos quimioterapia.

Doença de Castleman: cirurgia em alguns raros casos, medicação que inibe uma molécula importante nesta doença chamada interleucina 6 e em raros casos quimioterapia.

Amiloidose: quimioterapia associado a anticorpos monoclonais (drogas que se ligam a um receptor que a célula doente expressa) e em alguns casos Transplante Autólogo de Medula Óssea.

Você tem várias formas de agendar consultas e exames:

Envie uma mensagem para:

WhatsApp

Agende sua consulta ou exame:

Agende online
QR Code Agende sua consulta ou exame

Agende pelo app meu oswaldo cruz

App Meu Oswaldo Cruz disponível no Google Play App Meu Oswaldo Cruz disponível na App Store