Voltar

Câncer de vias biliares

Navegue em: Oncologia

O câncer de vias biliares pode se desenvolver em qualquer parte do sistema de ductos biliares, que são os canais que transportam a bile do fígado para o intestino delgado. De acordo com a localização do tumor, o câncer de vias biliares pode ser classificado em três tipos:

  • Colangiocarcinoma extra-hepático: Esse tipo de câncer se desenvolve nos ductos biliares fora do fígado, geralmente no ducto colédoco, que transporta a bile do fígado para o intestino delgado. É o tipo mais comum de câncer de vias biliares, representando cerca de 50% dos casos.
  • Colangiocarcinoma hilar: Esse tipo de câncer se desenvolve no hilo, que é a região onde os ductos biliares do fígado se juntam e saem do órgão. Representa cerca de 30% dos casos de câncer de vias biliares.
  • Colangiocarcinoma intra-hepático: Esse tipo de câncer se desenvolve nos ductos biliares dentro do fígado. Representa cerca de 20% dos casos de câncer de vias biliares.

O que é?

O câncer de vias biliares é um tumor maligno que se desenvolve nos ductos biliares, que são os canais que transportam a bile do fígado para o intestino delgado. Também conhecido como colangiocarcinoma, é um tipo de câncer raro.

Fatores de risco para câncer de vias biliares

O câncer de vias biliares é um tumor maligno que se desenvolve nos ductos biliares, que são os canais que transportam a bile do fígado para o intestino delgado. Não há uma causa única para o câncer de vias biliares, mas existem alguns fatores que podem aumentar o risco de uma pessoa desenvolver a doença.

Condições pré-existentes

Algumas condições pré-existentes podem aumentar o risco de câncer de vias biliares, incluindo:

  • Colangite esclerosante primária (CEP): Uma condição inflamatória rara dos ductos biliares.
  • Cisto de colédoco: Uma anormalidade que uma pessoa tem desde o nascimento.
  • Síndrome de Caroli: Uma anormalidade dos pequenos ductos biliares que uma pessoa possui no fígado desde o nascimento.
  • Cirrose: Uma doença hepática que pode causar cicatrizes ou irritação duradoura.
  • Vermes do fígado: Parasitas que podem infectar o ducto biliar.

Outros fatores

Outros fatores que podem aumentar o risco de câncer de vias biliares incluem:

  • Idade: Os adultos mais velhos têm maior probabilidade de desenvolver câncer do ducto biliar.
  • Exposição a produtos químicos: Dioxinas, nitrosaminas e bifenilos policlorados (PCBs) podem causar câncer do ducto biliar. Em particular, as pessoas que trabalham em fábricas de borracha e na indústria automóvel podem estar expostas com mais frequência a estes produtos químicos.
  • Obesidade: A obesidade pode aumentar o risco de câncer de vias biliares.
  • Tabagismo: O tabagismo pode aumentar o risco de câncer de vias biliares.

Prevenção

Embora não exista uma maneira comprovada de prevenir completamente o câncer do ducto biliar, você pode diminuir o risco.

  • Evite beber muito álcool, o que pode causar cirrose.
  • Se você viajar para partes do mundo onde os vermes do fígado são comuns, beba apenas água purificada e coma apenas alimentos bem cozidos.

Sintomas

Os sintomas do câncer de vias biliares geralmente são inespecíficos e podem ser confundidos com outras condições, como apendicite ou pedras na vesícula biliar. Os sintomas mais comuns incluem:

Icterícia (pele e olhos amarelados)

Dor abdominal

Perda de peso

Febre

Náuseas e vômitos

Prurido (coceira)

Diagnóstico

O diagnóstico do câncer de vias biliares é feito por meio de exames de imagem, como ultrassonografia, tomografia computadorizada e ressonância magnética. Em alguns casos, pode ser necessário realizar uma biópsia para confirmar o diagnóstico.

Tratamento

O tratamento do câncer de vias biliares depende do estágio da doença, do tipo de tumor e da saúde geral do paciente. Os tratamentos mais comuns incluem:

  • Cirurgia: A cirurgia é o tratamento mais eficaz para o câncer de vias biliares. O objetivo da cirurgia é remover o tumor e o tecido circundante. A cirurgia pode ser realizada por laparoscopia ou por laparotomia.
  • Quimioterapia: A quimioterapia é um tratamento sistêmico que usa medicamentos para matar as células cancerígenas. A quimioterapia pode ser usada antes ou depois da cirurgia para reduzir o tamanho do tumor ou para matar as células cancerígenas que podem ter se espalhado para outras partes do corpo.
  • Radioterapia: A radioterapia é um tratamento que usa radiação para matar as células cancerígenas. A radioterapia pode ser usada antes ou depois da cirurgia para reduzir o tamanho do tumor ou para matar as células cancerígenas que podem ter se espalhado para outras partes do corpo.
  • Terapia-alvo: A terapia-alvo é um tratamento que usa medicamentos para bloquear os sinais que levam ao crescimento das células cancerígenas. A terapia-alvo pode ser usada em combinação com outros tratamentos, como quimioterapia ou radioterapia.

Perguntas frequentes

O câncer de vias biliares é um tipo de câncer que se forma nos ductos biliares, os canais que transportam a bile do fígado para o intestino.

Os sintomas podem incluir icterícia, dor abdominal, perda de peso, coceira na pele e fezes claras.

As causas exatas são desconhecidas, mas fatores de risco podem incluir infecções crônicas, cálculos biliares e condições hepáticas pré-existentes.

O diagnóstico envolve exames de imagem como ultrassonografia, tomografia e ressonância magnética, juntamente com biópsia para confirmação.

O tratamento pode envolver cirurgia para remover o tumor, radioterapia, quimioterapia ou terapias direcionadas. 

O prognóstico varia dependendo do estágio do câncer no momento do diagnóstico e de outros fatores individuais.

Não há medidas de prevenção específicas conhecidas, mas manter um estilo de vida saudável e buscar atendimento médico regular podem ajudar a detectar a doença em estágios iniciais.

Você tem várias formas de agendar consultas e exames:

Envie uma mensagem para:

WhatsApp

Agende sua consulta ou exame:

Agende online
QR Code Agende sua consulta ou exame

Agende pelo app meu oswaldo cruz

App Meu Oswaldo Cruz disponível no Google Play App Meu Oswaldo Cruz disponível na App Store