Voltar

Câncer de Bexiga

Navegue em: Oncologia

Em 2023, estima-se que 82.290 adultos nos Estados Unidos serão diagnosticados com câncer de bexiga. Fumar é o fator de risco mais importante, sendo responsável por quase 50% dos casos. Em todo o mundo, cerca de 573.278 pessoas foram diagnosticadas com câncer de bexiga em 2020.

Após anos de aumento, o número de casos de câncer de bexiga diminuiu constantemente em menos de 1% ao ano entre 2004 e 2015 e cerca de 2% ao ano entre 2015 e 2019.

Entre os homens, o câncer de bexiga é o quarto câncer mais comum. Os homens têm quatro vezes mais probabilidade do que as mulheres de serem diagnosticados com a doença.

O câncer de bexiga afeta principalmente pessoas idosas. Cerca de 90% das pessoas com câncer de bexiga têm mais de 55 anos. A idade média em que as pessoas são diagnosticadas com câncer de bexiga é 73 anos.

O que é câncer de bexiga?

O câncer de bexiga é um tumor maligno que se desenvolve na bexiga, um órgão muscular que armazena urina. É o quarto tipo de câncer mais comum do sistema urinário, representando cerca de 5% de todos os cânceres.

Fatores de risco do câncer de bexiga

Existem vários fatores de risco associados ao desenvolvimento do câncer de bexiga.

Alguns dos principais fatores de risco para o câncer de bexiga incluem:

  • Tabagismo: O tabagismo é o fator de risco mais importante para o câncer de bexiga. Fumantes têm um risco significativamente maior de desenvolver a doença em comparação com não fumantes;
  • Exposição a produtos químicos industriais: A exposição a certos produtos químicos no local de trabalho, como arsênico, amianto, derivados do petróleo e corantes, pode aumentar o risco de câncer de bexiga;
  • Idade: O risco de câncer de bexiga aumenta com a idade, sendo mais comum em pessoas mais velhas;
  • Gênero: Homens têm um risco cerca de três vezes maior de desenvolver câncer de bexiga do que mulheres;
  • Raça e etnia: O câncer de bexiga é mais comum em pessoas brancas do que em pessoas de outras raças e etnias;
  • Histórico familiar: Ter parentes de primeiro grau (pais, irmãos ou filhos) com histórico de câncer de bexiga pode aumentar o risco da doença;
  • Infecções crônicas da bexiga: Infecções urinárias crônicas e recorrentes, bem como infecções parasitárias, como a esquistossomose, podem aumentar o risco;
  • Radioterapia: A exposição à radiação, seja para tratamento de câncer ou em outras circunstâncias, pode aumentar o risco de câncer de bexiga.

Sintomas do câncer de bexiga

O câncer de bexiga pode causar alguns sintomas e sinais, que são mudanças que você pode sentir em seu corpo ou alterações em algo medido, como a pressão arterial ou um exame de laboratório. Juntos, sintomas e sinais podem ajudar a descrever um problema médico.

Os sintomas mais comuns do câncer de bexiga são:

  • Sangue ou coágulos sanguíneos na urina;
  • Dor ou sensação de queimação ao urinar;
  • Micção frequente;
  • Sentir necessidade de urinar muitas vezes durante a noite;
  • Sentir necessidade de urinar, mas não conseguir urinar.

Outros sintomas e sinais de câncer de bexiga podem incluir:

  • Dor lombar em um lado do corpo;
  • Inchaço na área da bexiga;
  • Fadiga;
  • Perda de peso.

Diagnóstico do câncer de bexiga

O diagnóstico do câncer de bexiga é feito por meio de exames de imagem, como ultrassonografia, tomografia computadorizada e ressonância magnética. Em alguns casos, pode ser necessário realizar uma cistoscopia, que é um exame que permite ao médico visualizar a bexiga por dentro.

Tratamento do câncer de bexiga

O tratamento do câncer de bexiga depende do estágio da doença, do tamanho e da localização do tumor, e da saúde geral do paciente. As principais opções de tratamento são:

  • Cirurgia: A cirurgia é o principal tratamento para o câncer de bexiga. O tipo de cirurgia depende do estágio da doença. Em casos iniciais, a cirurgia pode ser feita para remover apenas o tumor, o que é chamado de ressecção transuretral de bexiga (TURB). Em casos mais avançados, a cirurgia pode ser feita para remover toda a bexiga, o que é chamado de cistectomia radical. A cistectomia radical pode ser acompanhada de um procedimento para reconstruir o sistema urinário, como um estoma ou uma bolsa de colostomia;
  • Terapia intravesical: A terapia intravesical é um tratamento que é administrado diretamente na bexiga. Os medicamentos usados na terapia intravesical são projetados para matar as células cancerosas que permanecem na bexiga após a cirurgia. Os medicamentos mais comuns usados na terapia intravesical são o BCG e a mitomicina C;
  • Quimioterapia: A quimioterapia é um tratamento que usa medicamentos para matar as células cancerosas. A quimioterapia pode ser usada antes da cirurgia para reduzir o tamanho do tumor, ou após a cirurgia para matar qualquer célula cancerosa que tenha permanecido;
  • Radioterapia: A radioterapia usa radiação para matar as células cancerosas. A radioterapia pode ser usada antes da cirurgia para reduzir o tamanho do tumor, ou após a cirurgia para matar qualquer célula cancerosa que tenha permanecido;
  • Imunoterapia: A imunoterapia é um tratamento que usa o sistema imunológico do corpo para combater o câncer. A imunoterapia ainda está em fase de desenvolvimento, mas alguns medicamentos imunoterápicos já estão sendo usados para tratar o câncer de bexiga.

Perguntas frequentes

O câncer de bexiga é um tipo de câncer que se desenvolve na parede da bexiga.

Os sintomas incluem sangue na urina, dor ao urinar e aumento da frequência urinária.

Fatores de risco incluem tabagismo, exposição a produtos químicos e história familiar.

O diagnóstico envolve exames de imagem, cistoscopia e biópsia da bexiga.

O tratamento pode incluir cirurgia, quimioterapia, radioterapia e imunoterapia.

A taxa de sobrevivência varia dependendo do estágio do câncer, mas é geralmente favorável quando detectado precocemente.

Evitar o tabagismo e a exposição a produtos químicos tóxicos pode reduzir o risco.

Os principais tipos incluem carcinoma de células de transição, carcinoma de células escamosas e carcinoma urotelial.

Cirurgias comuns incluem a ressecção transuretral e a cistectomia (remoção da bexiga).

Sim, em estágios avançados, o câncer de bexiga pode se espalhar para órgãos próximos e para órgãos distantes, como pulmões e ossos.


ESPECIALISTAS EM Câncer de Bexiga

Você tem várias formas de agendar consultas e exames:

Envie uma mensagem para:

WhatsApp

Agende sua consulta ou exame:

Agende online
QR Code Agende sua consulta ou exame

Agende pelo app meu oswaldo cruz

App Meu Oswaldo Cruz disponível no Google Play App Meu Oswaldo Cruz disponível na App Store