Voltar

Câncer de Cabeça e Pescoço

Navegue em: Oncologia

Feridas que não cicatrizam nos lábios ou dentro da boca, dificuldade para engolir, rouquidão persistente e até caroços no pescoço podem ser alguns dos sintomas do câncer de cabeça e pescoço.

Os hábitos de tabagismo e alcoolismo, desnutrição, infecção por HPV e negligência à saúde da boca, são fatores que aumentam as chances desse tipo de câncer.

Prevenção e detecção precoce. A combinação mais eficiente contra o câncer.
Atente-se aos sinais!

Câncer nos lábios

Câncer nos lábios

O câncer nos lábios tem como principal causa a exposição crônica ao sol. Daí a importância de evitarmos os horários de pico e o uso do protetor solar. O tabaco e o álcool também têm influência em seu aparecimento, assim como o consumo frequente de bebidas muito quentes, como chimarrão. A maioria dos cânceres labiais ocorre no lábio inferior, em pessoas brancas, com incidência maior na faixa etária de 50 a 70 anos e predominantemente em homens.

Câncer na Glândula Salivar

Câncer na Glândula Salivar

Embora represente em torno de 1% dos casos, o câncer na glândula salivar é provocado por mutações no DNA das células que produzem, armazenam e as que formam os canais que drenam a saliva, que começam se multiplicando em excesso, levando ao surgimento de tumores. As glândulas salivares maiores estão localizadas aos lados da face: próximo ao conduto do ouvido, junto ao ângulo da mandíbula, e sob a língua.

Câncer de Laringe

Câncer de Laringe

O álcool e o tabaco são os maiores inimigos da laringe. Fumantes têm 10 vezes mais chances de desenvolver câncer de laringe, ou o aparelho da voz, composta por cordas vocais, delicados músculos, ligamentos e cartilagens. Outros fatores também são prejudiciais, como a má alimentação, falar alto e sem pausas, e doenças de refluxo não tratadas. O principal sinal de alerta para o câncer de laringe é a rouquidão (a chamada disfonia). Predominante entre os homens, representa cerca de 25% dos casos de tumor na cabeça e pescoço. Se diagnosticado precocemente, porém, pode receber um tratamento cirúrgico localizado, com mínima perda tecidual.

Câncer de Tireoide

Câncer de Tireoide

Na maioria das vezes, o câncer de tireoide não tem sintomas. O mais comum é o aparecimento de um nódulo na região anterior do pescoço, que se movimenta durante a deglutição, por isso a importância do autoexame. É muito importante ser avaliado por um especialista, endocrinologista ou cirurgião de cabeça e pescoço, para indicar a realização de exames como a ultrassonografia e a biópsia por agulhamento (punção biópsia). O tratamento é cirúrgico. Em alguns casos, pode ser complementado com o uso de iodo radioativo. A reposição do hormônio sintético da tireoide também pode ser usada para manter inativos os focos vestigiais de células da tireoide.

Tratamento

O tratamento multidisciplinar dos quais podemos destacar: os cuidados da enfermagem, acompanhamento nutricional, reabilitação fisioterápica motora, atuação fonoaudiológica para deglutição e fala, preparo odontológico para radioterapia e tratamento das mucosites.

Tratamento: Imunoterapia

Imunoterapia

Aprovada pela ANVISA, a terapia que estimula a resposta do sistema imunológico é uma das formas de tratamento dos tumores na cabeça e pescoço. O nivolumabe, medicamento que aumenta a taxa de sobrevida, é responsável pela melhoria da qualidade de vida dos pacientes com a doença em estágio avançado.

Tratamento: Radioterapia

Radioterapia

O tratamento com radioterapia é utilizado nos casos avançados de tumores de cabeça e pescoço, com apoio da equipe multidisciplinar.

Tratamento: Cirurgia

Cirurgia

O tratamento cirúrgico constitui na remoção do tumor primário com margens de segurança (tecidos livres de câncer examinados no microscópio), assim como a retirada das metástases para os linfonodos do pescoço.

Prevenção

Uma dieta rica em frutas, verduras e legumes, evitando-se os fatores de risco como o álcool e o tabagismo e sexo oral sem camisinha, ajuda a manter uma vida saudável e prevenir contra esses tipos de câncer.

Higiene Bucal

Higiene Bucal

A higiene bucal é fundamental para evitar os tumores de boca. Além de uma boa escovação dos dentes, é importante manter as próteses dentárias bem ajustadas e fazer visitas regulares ao dentista para detectar precocemente uma lesão suspeita na cavidade oral.

Cigarro e álcool

Cigarro + Álcool

O álcool potencializa a ação do cigarro. Juntos, cigarro e álcool aumentam em 19 vezes a chance de desenvolver câncer na cabeça e pescoço. Se você fuma há mais de 10 anos é importante que faça consultas regulares ao médico.

HPV

7% da população brasileira têm HPV oral transmitido por via sexual

Não fumar ou não beber não afasta o risco de câncer na cabeça e pescoço. Você pode estar sujeito ao HPV em casos de sexo oral sem camisinha. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a porcentagem de portadores do HPV, transmitido dessa maneira, é de 7%.


Infografico sobre Câncer de Cabeça e Pescoço

Saiba mais sobre Câncer de Cabeça e Pescoço

Confira o material exclusivo e entenda mais sobre os fatores de risco, sintomas, tratamento e prevenção do Câncer de Cabeça e Pescoço.
Faça o download gratuitamente:

BAIXAR

Perguntas Frequentes

Câncer de cabeça e pescoço é um termo geral que abrange vários tumores malignos que se desenvolvem no crânio, face, boca, língua, glândulas salivares, faringe, laringe etc.

Os sintomas do câncer de cabeça e pescoço podem variar dependendo da localização do tumor, mas os sintomas comuns incluem: feridas na boca que não cicatrizam, dor de garganta persistente, dificuldade para engolir, rouquidão persistente, caroços no pescoço e muito mais.

Os principais fatores de risco incluem tabagismo, consumo excessivo de álcool, exposição prolongada ao sol sem proteção adequada, infecção pelo vírus HPV (papilomavírus humano) e histórico familiar de câncer de cabeça e pescoço.

O diagnóstico do câncer de cabeça e pescoço é feito por meio de exame clínico, exames de imagem (como tomografia computadorizada e ressonância magnética), biópsia do tecido afetado e, em alguns casos, exames laboratoriais.

As opções de tratamento podem incluir cirurgia para remover o tumor, radioterapia, quimioterapia, imunoterapia e terapia direcionada. Os planos de tratamento são individualizados, dependendo do estágio do câncer, da localização do tumor e das características do paciente.

Na página do Centro Especializado em Oncologia do Hospital Oswaldo Cruz, contamos com uma equipe multidisciplinar especializada no tratamento do câncer de cabeça e pescoço. Entre em contato conosco para saber mais sobre nossos especialistas e agendar uma consulta.

Para marcar uma consulta, você pode entrar em contato conosco através do telefone [insira o número de telefone] ou preencher o formulário de contato disponível em nossa página. Nossa equipe entrará em contato para agendar a consulta.


ESPECIALISTAS EM Câncer de Cabeça e Pescoço

Você tem várias formas de agendar consultas e exames:

Envie uma mensagem para:

WhatsApp

Agende sua consulta ou exame:

Agende online
QR Code Agende sua consulta ou exame

Agende pelo app meu oswaldo cruz

App Meu Oswaldo Cruz disponível no Google Play App Meu Oswaldo Cruz disponível na App Store