Voltar

Câncer de ovário

Navegue em: Oncologia

O câncer de ovário é o sétimo tipo de câncer mais comum em mulheres, e a quinta causa de morte por câncer entre elas. Em 2020, cerca de 313.959 pessoas foram diagnosticadas com câncer de ovário em todo o mundo.

A grande maioria dos casos de câncer de ovário (90%) são carcinomas epiteliais, que se originam nas células que revestem os ovários. A maioria dos carcinomas epiteliais são carcinomas serosos de alto grau (HGSC), que são tumores agressivos que se espalham rapidamente.

O câncer de ovário é mais comum em mulheres brancas do que em mulheres negras e se desenvolve mais comumente em pessoas idosas. Cerca de metade das pessoas diagnosticadas com câncer de ovário têm 63 anos ou mais.

O que é?

O câncer de ovário é um tumor maligno que se desenvolve nos ovários, que são as glândulas reprodutivas femininas que produzem óvulos e hormônios.

Fatores de risco do câncer de ovário

  • Idade: O risco de câncer de ovário aumenta com a idade, sendo mais comum em mulheres após a menopausa.
  • Histórico familiar: Ter parentes de primeiro grau (mãe, irmã ou filha) com histórico de câncer de ovário ou câncer de mama pode aumentar o risco. Além disso, a presença de mutações genéticas, como as mutações BRCA1 e BRCA2, também está relacionada a um risco significativamente maior;
  • Mutação genética: Portar mutações nos genes BRCA1, BRCA2 ou em outros genes relacionados ao câncer de ovário, como os genes MSH2 e MLH1 (associados à síndrome de Lynch), aumenta substancialmente o risco;
  • Histórico pessoal de câncer: Ter tido câncer de mama, câncer de cólon ou câncer de endométrio pode aumentar o risco de câncer de ovário;
  • Nunca ter engravidado ou ter a primeira gravidez tardiamente: Mulheres que nunca tiveram filhos ou tiveram sua primeira gravidez após os 35 anos têm um risco ligeiramente maior;
  • Obesidade: A obesidade está relacionada a um aumento do risco de câncer de ovário;
  • Tabagismo: O hábito de fumar pode aumentar o risco de câncer de ovário;
  • Uso prolongado de pílulas anticoncepcionais: O uso a longo prazo de pílulas anticoncepcionais pode estar associado a um risco ligeiramente menor de câncer de ovário.

Prevenção do câncer de ovário

Não há uma maneira comprovada de prevenir o câncer de ovário. No entanto, algumas medidas podem ajudar a reduzir o risco, incluindo:

  • Adotar uma dieta saudável e equilibrada;
  • Praticar exercícios físicos regularmente;
  • Manter um peso saudável;
  • Evitar o tabagismo;
  • Reduzir a exposição a produtos químicos.

Sintomas do câncer de ovário

O câncer de ovário/trompa de falópio pode ser difícil de diagnosticar em seus estágios iniciais, pois os sintomas costumam ser vagos e podem ser confundidos com outras condições.

Os sintomas e sinais mais comuns de câncer de ovário/trompa de falópio incluem:

Inchaço abdominal

Dor pélvica ou abdominal

Dificuldade em comer ou sentir-se saciado rapidamente

Sintomas urinários, como urgência ou frequência

Fadiga

Diagnóstico do câncer de ovário

O diagnóstico do câncer de ovário é feito por meio de exames de imagem, como ultrassonografia, tomografia computadorizada e ressonância magnética. Em alguns casos, pode ser necessário realizar uma laparoscopia ou laparotomia para obter uma amostra de tecido para análise.

Outros sintomas e sinais de câncer de ovário/trompa de falópio podem incluir:

  • Dor de estômago;
  • Indigestão;
  • Dor nas costas;
  • Dor durante a relação sexual;
  • Constipação;
  • Irregularidades menstruais;
  • Inchaço na pélvis ou abdômen;
  • Corrimento vaginal, que pode ser claro, branco ou tingido de sangue.

Tratamento do câncer de ovário

O tratamento do câncer de ovário pode ser feito com cirurgia ou quimioterapia, dependendo de fatores como o tipo de tumor, o estágio da doença, a idade da paciente, suas condições clínicas e se o tumor é inicial ou recorrente.

A cirurgia é o tratamento de escolha quando é possível remover todo o tumor. Nesses casos, a quimioterapia pode ser feita após a cirurgia para reduzir o risco de reincidência da doença.

Quando a cirurgia não é possível, a quimioterapia é feita antes da cirurgia para reduzir o tamanho do tumor e facilitar sua remoção.

Aqui estão alguns exemplos de como os tratamentos podem ser combinados:

  • Cirurgia seguida de quimioterapia adjuvante: Essa é a abordagem mais comum. A cirurgia é realizada primeiro para remover o máximo possível de tumor. Em seguida, a quimioterapia é feita para matar qualquer célula cancerígena que possa ter restado;
  • Quimioterapia neoadjuvante seguida de cirurgia: Essa abordagem é usada quando o tumor é muito grande ou está localizado em um lugar que torna a cirurgia difícil. A quimioterapia é usada primeiro para reduzir o tamanho do tumor, tornando-o mais fácil de remover;
  • Quimioterapia isolada: Essa abordagem é usada quando a cirurgia não é possível ou quando o tumor está muito avançado para ser curado. A quimioterapia é usada para aliviar os sintomas e prolongar a vida.

Perguntas frequentes

O câncer de ovário é um tumor maligno que se desenvolve nos ovários.

Os sintomas incluem inchaço abdominal, dor pélvica e alterações menstruais.

O diagnóstico envolve exames de imagem, como ultrassonografia e tomografia, e análise de marcadores tumorais.

Fatores incluem histórico familiar, idade avançada e mutações genéticas, como BRCA1 e BRCA2.

O tratamento pode envolver cirurgia, quimioterapia e radioterapia, conforme a gravidade.

Sim, mutações genéticas hereditárias podem aumentar o risco de desenvolver a doença.

Não existe uma prevenção garantida, mas o controle de fatores de risco e exames regulares podem ajudar na detecção precoce.

Os efeitos colaterais incluem fadiga, náuseas, perda de cabelo e alterações hormonais.


ESPECIALISTAS EM Câncer de ovário

Você tem várias formas de agendar consultas e exames:

Envie uma mensagem para:

WhatsApp

Agende sua consulta ou exame:

Agende online
QR Code Agende sua consulta ou exame

Agende pelo app meu oswaldo cruz

App Meu Oswaldo Cruz disponível no Google Play App Meu Oswaldo Cruz disponível na App Store