VIVER MAIS, VIVER MELHOR

SAÚDE, CONSCIÊNCIA E MENTE SÃ

Estamos vivendo mais. No Brasil, a expectativa de vida é de 75,5 anos (IBGE, 2023). Para se ter ideia, em 1940, era de 41,1 anos. A longevidade, no entanto, nem sempre é acompanhada pela qualidade de vida: cerca de 70% dos idosos brasileiros vivem com alguma doença crônica, como diabetes e hipertensão.

Claro, alimentação adequada, sono em dia, ações preventivas e rotina de exercícios físicos são elementos fundamentais para uma vida longa e com qualidade, mas não podemos negligenciar a saúde mental nesta conta. Nossas emoções têm um impacto fisiológico importante no nosso organismo. E isso não significa que devemos fugir a todo custo das emoções negativas – afinal, sentimentos como culpa, raiva, frustração e tristeza fazem parte da vida de todo mundo –, mas conhecê-las com coragem e profundidade nos dá as ferramentas necessárias para vivermos melhor, com mais saúde e com propósito.

Estamos vivendo mais

Este material foi pensado para ajudar você a olhar com mais carinho para as suas emoções, acolhê-las e, assim, ter mais consciência sobre como suas diferentes vivências impactam sua saúde mental e buscar as ferramentas necessárias para viver bem. Aqui, o Dr. Alaor Carlos de Oliveira Neto, psiquiatra do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, faz uma ressalva importante: cuidar da saúde mental não se trata apenas de buscar ajuda quando nos deparamos com um transtorno, como depressão ou ansiedade, mas zelar pela sua psique e pelas suas emoções, buscando ativamente o bem-estar.

A seguir, reunimos conceitos e exercícios que vão te ajudar a embarcar nesta jornada do autoconhecimento.

VEM COM A GENTE!

A equação da Felicidade

A EQUAÇÃO DA FELICIDADE

Existe uma noção equivocada de que a felicidade plena compreende, entre outras coisas, a ausência de problemas. No entanto, é praticamente impossível passar pela vida sem experimentar revezes. Inclusive, construir a vida que queremos ter dá trabalho.

Seja lá qual for o seu projeto de vida – ter seu negócio, progredir na carreira, viajar o mundo, ter filhos, conquistar sua casa própria –, o processo de conquistá-lo (e mantê-lo) trará diversos desafios. Mas dificuldade não é antônimo de felicidade. Pelo contrário: quando enfrentamos obstáculos relacionados àquilo que nos traz realização, a tendência é lidarmos com eles de forma mais leve.

Nesse sentido, vale visitarmos o conceito de proporcionalidade da vida, proposto pelo Dr. Alaor. Segundo o especialista, para uma vida mais feliz, é fundamental buscar o equilíbrio entre as diversas partes que compõem nosso cotidiano. Se você abre mão dos momentos de prazer e dos afetos para se dedicar totalmente ao trabalho, por exemplo, isso cobrará um preço cedo ou tarde. E, no final, todos queremos chegar na velhice com a sensação de termos vivido bem nossos anos, e não apenas passado pela vida.

Por isso, o Dr. Alaor reforça uma velha máxima: a importância de vivermos o presente. Você provavelmente já escutou isso antes, mas, dentro do contexto da longevidade, viver bem o presente é o que vai nos ajudar a chegar mais saudável lá na frente.

E você? Como anda a proporcionalidade da sua vida?

A proposta a seguir é tentar identificar o equilíbrio entre os diferentes setores da sua vida. A partir daí, faça o seguinte exercício: seu nível de satisfação com a proporcionalidade, como você gostaria que fosse essa divisão e o que você poderia fazer para chegar nela. Vamos lá?

PARA COMEÇAR A SUA JORNADA DE AUTOCONHECIMENTO BAIXE O DIAGRAMA

BAIXAR DIAGRAMA

UM MERGULHO ESSENCIAL

Quando falamos em viver bem, a maneira como reagimos aos acontecimentos é, muitas vezes, mais importante do que os acontecimentos propriamente ditos. É inevitável passar por momentos difíceis e dolorosos, como perdas, rompimentos, doenças, brigas, entre outras vicissitudes que fazem parte da nossa condição humana.

Nesse sentido, o autoconhecimento é uma ferramenta muito valiosa para nos ajudar a identificar as nossas emoções mais intensas, seus gatilhos e formas de lidar com elas. Isso tudo exige treino e um olhar aguçado para nós mesmos – o que não é fácil. Mas é possível e vale a pena. À medida que experienciamos essas emoções com mais consciência, amadurecemos e criamos condições de lidar com elas com menos sofrimento e mais resiliência.

Um mergulho essencial

Para ajudar você nessa jornada tão importante, apresentamos o Mapa das emoções. Aqui, o exercício é escolher as emoções mais comuns, importantes e/ou incômodas para você e se aprofundar nelas.

Primeiro você deve selecionar as emoções mais relevantes para você. Escolha quantas quiser (pode até fazer o exercício com todas!). Lembre-se: as emoções são altamente complexas, se misturam (muitas vezes, a ansiedade se confunde com o tédio, por exemplo) e entram em conflito (podemos ter raiva de quem amamos ou invejar quem admiramos) e está tudo bem!

Exercitar a imaginação

A seguir, é hora de identificar seus gatilhos: o que costuma causar tal emoção? Qual foi a última vez que você se sentiu assim e por quê? Aqui vale pensar em situações, pessoas, eventos específicos ou recorrentes. E se não souber dizer qual é o disparador, não tem problema. A ideia é explorar sem medo e se conhecer melhor, e não necessariamente encontrar todas as respostas.

Agora, arregace as mangas e mergulhe na emoção: o que ela causa em você? Tem alguma sensação física? Você a relaciona com outra época da sua vida? Traz outras emoções? Você tenta fugir dela? Ela é tolerável? Como você se sente tendo essa emoção?

Por fim, hora de trabalhar as estratégias de manejo: como você costuma lidar com essa emoção? Você está satisfeito(a) com a sua forma de reagir ou preferia fazer diferente? Como você gostaria de conseguir lidar com essa emoção? E como você acha que conseguiria chegar a esse resultado?


Vamos lá? E, mais uma vez, lembre-se: você não precisa ter todas as respostas. A ideia aqui é exercitar a imaginação, acolher seus sentimentos, mergulhar no autoconhecimento e tentar compreender melhor seus próprios processos, sem se julgar ou se sentir mal por não dominar suas emoções.

PARA COMEÇAR A SUA JORNADA DE AUTOCONHECIMENTO BAIXE O DIAGRAMA

BAIXAR DIAGRAMA

Esperamos que você tenha gostado deste guia e que este conteúdo tenha ajudado você a identificar e entender melhor suas emoções, além de pensar em caminhos para viver com saúde, qualidade de vida e bem-estar por muitos anos.

Psiquiatria Bem estar Matéria Texto

Veja Também

Leve Com Você
SOBRE VOCÊ

Você tem várias formas de agendar consultas e exames:

Envie uma mensagem para:

WhatsApp

Agende sua consulta ou exame:

Agende online
QR Code Agende sua consulta ou exame

Agende pelo app meu oswaldo cruz

App Meu Oswaldo Cruz disponível no Google Play App Meu Oswaldo Cruz disponível na App Store