O perdão e o coração

Especial - Mês das Mulheres

A expressão “dor no coração” para se referir a momentos ruins, de tristeza e mágoa, pode ir muito além da metáfora. Com mais de 35 anos de prática clínica, a psicóloga Suzana Avezum decidiu ir atrás da conexão entre sentimentos negativos como ressentimento, raiva, injustiça e mágoa, e eventos cardíacos. “Na nossa cultura ocidental, o coração é o símbolo das emoções. Mas e se essa relação fosse mais do que figurada?”, diz Suzana, que, durante dois anos, estudou 130 pacientes – metade saudável e metade já tinha sofrido um infarto do miocárdio – para analisar seus perfis, a disposição para o perdão e a relação com a espiritualidade (neste contexto, a espiritualidade não tem a ver com religião, mas com a maneira com a qual o indivíduo olha para a vida e busca cultivar sentimentos positivos).

Os achados da pesquisa, apresentada no 40º Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo, foram surpreendentes: quem tinha mais dificuldade para perdoar apresentava um histórico de problemas cardiovasculares. Além disso, 31% dos que já tinham infartado confessavam uma perda significativa de fé – entre os que não apresentaram problemas de coração, o índice foi de apenas 9%. “Lembranças ruins provocam estresse. Ruminar os acontecimentos antigos faz com que eles se tornem presentes. Ou seja, todas as vezes que você relembra, sente tudo de novo. O efeito prolongado disso bombardeia o organismo com substâncias que podem prejudicar a saúde”, explica a psicóloga.

Claro, na prática, perdoar não é fácil, mas, ao compreender que o perdão é benéfico sobretudo para o nosso próprio bem-estar físico e mental, podemos encontrar novas formas de nos abrir para dar este passo tão importante e libertador. “Perdoar é abrir mão do direito de sentir aquela mágoa. Quando somos ofendidos, magoados ou agredidos injustamente, nos sentimos autorizados a nutrir a raiva, guardar aquele ressentimento. Perdão é deixar para trás”, diz Suzana.

Cardiologia Matéria Texto

Veja Também

Leve Com Você
SOBRE VOCÊ

Você tem várias formas de agendar consultas e exames:

Envie uma mensagem para:

WhatsApp

Agende sua consulta ou exame:

Agende online
QR Code Agende sua consulta ou exame

Agende pelo app meu oswaldo cruz

App Meu Oswaldo Cruz disponível no Google Play App Meu Oswaldo Cruz disponível na App Store