Voltar

Reabilitação do trato urinário

Navegue em: Urologia
Reabilitação do trato urinário

Reabilitação do trato urinário

A reabilitação do trato urinário é uma alternativa terapêutica recomendada pela International Continence Society (ICS) como uma eficiente opção de tratamento para diferentes problemas, entre eles a incontinência urinária e a dificuldade para urinar.

Diagnóstico de doenças urológicas

A Unidade de Urodinâmica do Hospital Alemão Oswaldo Cruz está capacitada a realizar o estudo urodinâmico – um método complementar de diagnóstico que fornece uma avaliação funcional completa sobre os distúrbios urinários.

Entenda mais sobre a Saúde da Mulher

Preparamos um material para ajudar você a entender mais sobre a saúde da mulher.
Faça o download gratuitamente:

BAIXAR

Perguntas Frenquentes

A reabilitação do trato urinário é um conjunto de técnicas e terapias que visam melhorar a função do sistema urinário, especialmente após lesões ou cirurgias.

Condições que podem requerer reabilitação incluem incontinência urinária, retenção urinária, lesões do trato urinário, cirurgias urológicas e distúrbios neurológicos que afetam o controle da bexiga.

A avaliação inclui uma revisão do histórico médico, exame físico, avaliação da função urinária e, em alguns casos, exames de imagem ou testes específicos.

A equipe de reabilitação pode incluir urologistas, fisioterapeutas, enfermeiros especializados em urologia e terapeutas ocupacionais.

Técnicas comuns incluem exercícios de fortalecimento do assoalho pélvico, biofeedback, estimulação elétrica, treinamento da bexiga e aconselhamento nutricional.

Pessoas que sofrem de incontinência urinária, retenção urinária, disfunção do assoalho pélvico ou distúrbios neurológicos que afetam a função urinária podem se beneficiar da reabilitação.

Sim, a reabilitação pode ser muito eficaz no tratamento da incontinência urinária, especialmente quando combinada com outros tratamentos, como medicamentos ou cirurgia.

O tempo para ver resultados varia de pessoa para pessoa, mas muitas pessoas relatam melhorias significativas em algumas semanas a meses de tratamento.

Em alguns casos, a reabilitação do trato urinário pode resultar em melhorias permanentes, mas em outros, pode ser necessário manter algumas técnicas ao longo do tempo para manter a função urinária.


ESPECIALISTAS EM Reabilitação do trato urinário

Você tem várias formas de agendar consultas e exames:

Envie uma mensagem para:

WhatsApp

Agende sua consulta ou exame:

Agende online
QR Code Agende sua consulta ou exame

Agende pelo app meu oswaldo cruz

App Meu Oswaldo Cruz disponível no Google Play App Meu Oswaldo Cruz disponível na App Store