Voltar

Litíase

Navegue em: Urologia
Litíase(pedra nos rins)

Litíase (pedra nos rins)

Também conhecida como pedra nos rins, é outro problema urológico bastante comum. Acontece quando pequenos cálculos se solidificam, formando pedras, dificultando a passagem da urina e causando uma dor aguda. Alimentação rica em sal, problemas metabólicos ou pré-disposição genética são fatores de risco. O tratamento depende da localização da pedra, do seu tamanho e sintomas que está causando ao paciente. Ele pode ser clínico, medicamentoso ou cirúrgico.

Diagnóstico de doenças urológicas

A Unidade de Urodinâmica do Hospital Alemão Oswaldo Cruz está capacitada a realizar o estudo urodinâmico – um método complementar de diagnóstico que fornece uma avaliação funcional completa sobre os distúrbios urinários.

Tratamento

Quando a urgência é sanada, parte-se à segunda fase do tratamento, que é a investigação metabólica para descobrir a origem da formação do cálculo, podendo-se instituir medicamentos ou mudança dos hábitos alimentares que previnem a formação de novos cálculos.

Entenda mais sobre a Saúde da Mulher

Preparamos um material para ajudar você a entender mais sobre a saúde da mulher.
Faça o download gratuitamente:

BAIXAR

SAIBA MAIS

x

Perguntas Frequentes

Litíase é a formação de pedras (cálculos) em órgãos do corpo, mais frequentemente nos rins, mas também pode ocorrer em outras partes, como a vesícula biliar e as vias urinárias.

Os tipos mais comuns são litíase renal (cálculos nos rins) e litíase biliar (cálculos na vesícula biliar).

As causas incluem a concentração anormal de minerais na urina, desidratação, dieta rica em certos alimentos, histórico familiar e condições médicas subjacentes.

Os sintomas incluem dor lombar intensa (cólica renal), sangue na urina, urgência urinária, aumento da frequência urinária e náuseas.

O diagnóstico geralmente envolve exames de imagem, como tomografia computadorizada (TC), ultrassonografia ou radiografias, além de análise da urina para detectar sangue ou cristais.

O tratamento pode envolver hidratação, analgésicos para aliviar a dor, medicamentos para facilitar a passagem dos cálculos e, em alguns casos, procedimentos médicos ou cirurgia para remoção.

Complicações incluem obstrução do trato urinário, infecções, danos renais e recorrência de cálculos.

Sim, a litíase biliar pode causar sintomas como dor abdominal intensa (cólica biliar), náuseas, vômitos e indigestão.

O tratamento da litíase biliar geralmente envolve a remoção cirúrgica da vesícula biliar (colecistectomia), embora alguns casos possam ser tratados com medicamentos para dissolver os cálculos.

Medidas preventivas incluem manter-se bem hidratado, seguir uma dieta equilibrada, evitar o consumo excessivo de alimentos ricos em gordura e, em alguns casos, evitar a ingestão excessiva de certos alimentos que podem contribuir para a formação de cálculos.


ESPECIALISTAS EM Litíase

Você tem várias formas de agendar consultas e exames:

Envie uma mensagem para:

WhatsApp

Agende sua consulta ou exame:

Agende online
QR Code Agende sua consulta ou exame

Agende pelo app meu oswaldo cruz

App Meu Oswaldo Cruz disponível no Google Play App Meu Oswaldo Cruz disponível na App Store