Voltar

Cistite

Navegue em: Urologia

Cistite (infecção urinária)

Cistite

cistite (infecção urinária) é outro problema bastante comum em mulheres – 80% delas apresentarão ao menos um episódio de cistite ao longo da vida. A maioria dos casos de cistite ocorre por conta de bactérias. Os principais sintomas são ardência ao urinar, presença de sangue na urina e vontade de urinar mesmo com a bexiga vazia.

Nos casos mais graves, a infecção pode atingir os rins, denominada pielonefrite, e causar febre e dores nas costas, e até mesmo levar a infecção generalizada. A escolha do melhor tratamento leva em consideração os sintomas apresentados pela paciente, bem como a sensibilidade das bactérias aos antibióticos.

Sintomas

Entre os sintomas estão ardência ao urinar, urgência para fazer e segurar o xixi, e ter vontade de correr para o banheiro mesmo com a bexiga vazia. A maioria das mulheres tem o primeiro diagnóstico dessa infecção na juventude, quando são sexualmente ativas. Pessoas com diabetes, retenção de urina ou incontinência urinária e bexiga “caída” têm mais chances de desenvolver a doença.

Diagnóstico de doenças urológicas

A Unidade de Urodinâmica do Hospital Alemão Oswaldo Cruz está capacitada a realizar o estudo urodinâmico – um método complementar de diagnóstico que fornece uma avaliação funcional completa sobre os distúrbios urinários.

Entenda mais sobre a Saúde da Mulher

Preparamos um material para ajudar você a entender mais sobre a saúde da mulher.
Faça o download gratuitamente:

BAIXAR

Perguntas Frequentes

A cistite é uma inflamação da bexiga, geralmente causada por infecção bacteriana. É uma das formas mais comuns de infecção do trato urinário (ITU).

Os sintomas incluem dor ou desconforto na região pélvica, aumento da frequência urinária, urgência urinária, dor ou sensação de queimação ao urinar e urina turva ou com sangue.

A cistite geralmente é causada pela entrada de bactérias na bexiga, sendo as mulheres mais propensas devido à anatomia da uretra mais curta.

A cistite não é contagiosa, pois não é transmitida de pessoa para pessoa.

O diagnóstico envolve um exame físico, análise de urina (urinálise) e, em alguns casos, cultura de urina para identificar o tipo de bactéria envolvida.

O tratamento geralmente inclui antibióticos prescritos pelo médico, repouso, hidratação e evitar irritantes como cafeína e álcool.

Se não for tratada adequadamente, a cistite pode se espalhar para os rins, causando uma infecção renal mais grave.

Beber bastante água, urinar regularmente, evitar segurar a urina por muito tempo e manter a higiene adequada são medidas preventivas importantes.

A cistite é mais comum em mulheres devido à sua anatomia, mas também pode afetar homens.

Você deve procurar atendimento médico se apresentar sintomas de cistite, como dor ao urinar e aumento da frequência urinária, para obter um diagnóstico preciso e iniciar o tratamento adequado.


ESPECIALISTAS EM Cistite

Você tem várias formas de agendar consultas e exames:

Envie uma mensagem para:

WhatsApp

Agende sua consulta ou exame:

Agende online
QR Code Agende sua consulta ou exame

Agende pelo app meu oswaldo cruz

App Meu Oswaldo Cruz disponível no Google Play App Meu Oswaldo Cruz disponível na App Store