Hospital Alemão Oswaldo Cruz inaugura Centro de Obesidade e Diabetes

Novo Centro é o primeiro da América Latina a oferecer atendimento integrado e interdisciplinar a ambas as doenças.

O Hospital Alemão Oswaldo Cruz inaugurou ontem (23) o seu Centro de Obesidade e Diabetes, primeiro da América Latina a oferecer atendimento integral e interdisciplinar para ambas as doenças, hoje consideradas como epidemias. Preparado para realizar atendimentos de alta complexidade, o novo Centro será coordenado pelo Dr. Ricardo Cohen, eleito pela Sociedade Americana de Cirurgia Metabólica e Bariátrica (ASMBS) como um dos 30 médicos de maior destaque na área, e dispõe de uma equipe multiprofissional de cirurgiões bariátricos e metabólicos, endocrinologistas, cardiologistas, nefrologistas, ortopedistas, oftalmologistas, psicólogos, nutricionistas e a Enfermagem do Hospital, reconhecida como uma das melhores do país.

“Ao chegar ao Centro de Obesidade e Diabetes do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, o paciente é submetido a uma avaliação completa, traçando diagnóstico inicial, e depois será encaminhado para o tratamento mais adequado: clínico ou cirúrgico”, explica Dr. Cohen. O médico destaca a importância de o obeso receber um tratamento multidisciplinar, como o que é oferecido no novo Centro. “O obeso pode ter, por exemplo, varizes e deve ser abordado por um cirurgião vascular; o endocrinologista pode não conseguir controlar o doente clinicamente, com remédios e orientação, então esse doente é atendido pelo cirurgião bariátrico e metabólico. Por isso, na verdade, é fundamental ele ser atendido de uma forma integral.”

Caso seja detectada a necessidade de realização da cirurgia bariátrica ou metabólica, os pacientes contam com o apoio dos renomados cirurgiões da equipe. A cirurgia bariátrica, popularmente conhecida como cirurgia de redução do estômago, reúne técnicas com respaldo científico destinado ao tratamento da obesidade e doenças associadas ao excesso de gordura corporal, como o Diabetes. A principal técnica utilizada neste tipo de procedimento cirúrgico é o bypass gástrico (ou Y de Roux), no qual é feito o grampeamento de parte do estômago, que reduz o espaço para o alimento, e um desvio do intestino inicial, que promove o aumento de hormônios que dão saciedade e diminuem a fome.

“Já o conceito de cirurgia metabólica foi incorporado há cerca de seis anos pela importância que a cirurgia adquiriu no tratamento de doenças causadas, agravadas ou cujo controle é dificultado pelo excesso de peso ou facilitado pela perda de peso, como no caso do diabetes e da hipertensão, também chamadas de comorbidades”, explica o médico.

O Centro de Obesidade e Diabetes está instalado em um espaço próximo ao complexo do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, na região da Avenida Paulista. Além disso, os pacientes contam com toda a infraestrutura do Hospital, que possui 371 leitos, 22 salas cirúrgicas e o que há de mais moderno em termos de tecnologia.

Um dos diferenciais do Centro são as parcerias firmadas com três instituições de renome internacional: a Cleveland Clinic, dos Estados Unidos; o King’s College, da Inglaterra; e a Universidade de Dublin, da Irlanda. As parcerias são de cunho científico, com objetivo de promover a troca de conhecimento entre as instituições.

Pesquisas Médicas reforçam expertise do novo Centro

A indicação da cirurgia metabólica como opção terapêutica para reverter o Diabetes foi comprovada com uma pesquisa realizada pelo Instituto de Educação e Ciências em Saúde (IECS) do Hospital Alemão Oswaldo Cruz e conduzida pelo Dr. Ricardo Cohen, que demonstrou o controle da Diabetes tipo 2 em pacientes com obesidade leve e sobrepeso através da intervenção metabólica. Publicado na prestigiada revista científica Diabetes Care, seus resultados apontaram que 88% dos pacientes tiveram a doença completamente revertida e 11% diminuíram o uso de medicamentos.

Apesar desse resultado, para reforçar os benefícios do tratamento cirúrgico em comparação ao melhor tratamento clínico para doenças microvasculares decorrentes da Diabetes tipo 2, como retinianas, renais e neuropatias, o IECS está realizando uma pesquisa inédita no país. Com previsão de conclusão para 2015, a investigação consiste em realizar cirurgia bariátrica em pacientes com histórico de Diabetes há 15 anos ou menos com Índice de Massa Corpórea (IMC) entre 30 e 35 kg/m2, sem obesidade mórbida, e que apresentam sintomas iniciais das doenças acima referidas. Atualmente, a pesquisa está em fase de recrutamento, os pacientes que atenderem aos critérios e tiverem interesse em participar devem entrar em contato pelo e-mail: obesidade@haoc.com.br.

Sobre o Dr. Ricardo Vitor Cohen

Com mais de 30 anos de carreira, 15 deles como membro do Corpo Clínico do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, foi nomeado pela Sociedade Americana de Cirurgia Metabólica e Bariátrica (ASMBS) como um dos 30 médicos de maior destaque na área. Já realizou mais de 5.500 cirurgias e é líder em pesquisas pioneiras e com resultados efetivos, como a que comprovou a eficácia da cirurgia gastrointestinal para tratar diabetes tipo 2 em pacientes que não sofrem de obesidade mórbida. É Doutor em Cirurgia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Foi presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica e membro de diversas sociedades de cirurgia reconhecidas internacionalmente.

Sobre o Hospital Alemão Oswaldo Cruz

O Hospital Alemão Oswaldo Cruz, um dos melhores centros hospitalares da América Latina, é referência em serviços de alta complexidade, com foco Oncologia, Cardiologia, Doenças Digestivas, Ortopedia e Traumatologia. Fundado em 1897 por um grupo de imigrantes de língua alemã, o Hospital possui uma das maiores casuísticas do país e concentra seus esforços na busca permanente da excelência do atendimento integral, individualizado e qualificado ao paciente, além de investir fortemente no desenvolvimento científico, por meio do ensino e da pesquisa.

Com mais de 96 mil m² de área construída, o Hospital dispõe de 327 leitos de internação, sendo 22 salas de cirurgia, 44 leitos na Unidade de Terapia Intensiva e Pronto Atendimento 24 horas. Além disso, oferece uma das mais qualificadas assistências do país e Corpo Clínico renomado, para que os pacientes tenham acesso aos mais altos padrões de qualidade e de segurança no atendimento, atestados pela certificação da Joint Comission International (JCI) – principal agência mundial de acreditação em saúde.

Data: 22/08/2017 Fonte: Hospital Alemão Oswaldo Cruz

Conteúdo relacionado

Você tem várias formas de agendar consultas e exames:

AGENDE POR MENSAGEM:

WhatsApp

Agende sua consulta ou exame:

Agende online
QR Code Agende sua consulta ou exame

Agende pelo app meu oswaldo cruz

App Meu Oswaldo Cruz disponível no Google Play App Meu Oswaldo Cruz disponível na App Store