Um dos principais evento sobre a doença, terá o Coordenador do Centro Especializado em Obesidade e Diabetes, Dr. Ricardo Cohen, como palestrante
São Paulo, 21 junho de 2024 – Estimativas da OMS (Organização Mundial da Saúde) mostram que a obesidade, uma doença crônica e progressiva, deve comprometer a qualidade da saúde de cerca de 2,5 bilhões de pessoas em todo o mundo até 2035. Segundo dados do Vigitel de 2022 (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por inquérito Telefônico), atualmente 22,4% da população adulta do país apresenta obesidade. Até 2035, é esperado que esses números atinjam 41% dos adultos. Entre as crianças, já são 6,4 milhões com sobrepeso.
Uma das oportunidades para a ampla abordagem do assunto é o Congresso Internacional de Obesidade (International Congress on Obesity – ICO), que neste ano acontece em São Paulo, entre os dias 26 e 29 deste mês.
Promovido pela Federação Mundial de Obesidade, o evento contará com a participação do Dr. Ricardo Cohen, coordenador do Centro Especializado em Obesidade e Diabetes do Hospital Alemão Oswaldo Cruz e presidente mundial da Federação Internacional de Cirurgia da Obesidade e Distúrbios Metabólicos (IFSO) que no primeiro dia do evento é um dos palestrantes da sessão da Comissão Lancet sobre a definição de obesidade.
No dia 27, o especialista abordará resultados de longo prazo e a segurança da cirurgia metabólica. Na sexta-feira, 28 de junho, o Dr. Ricardo Cohen coordena juntamente com a Dra. Ebaa Al Ozairi, do Dasman Diabetes Institute, do Kuwait, o simpósio IFSO-WOF – a Combinação de Medicamentos e Cirurgia, que entre outros temas abordará a aceitação dos tratamentos para a obesidade por parte dos pacientes.
Classificada com como doença que em alguma circunstâncias precisa de tratamento, a obesidade pode ser um importante fator de risco para doenças não transmissíveis como diabete tipo 2, problemas cardiovasculares, hipertensão arterial, diferentes tipos de câncer e distúrbios do sono, a obesidade precisa ser discutida amplamente na sociedade contemporânea em busca de estratégias para reduzir seu avanço.
“A obesidade, considerada uma importante epidemia do século 21, cresce de forma acelerada no Brasil. Recebemos eventos como esse, onde abordamos todos os aspectos que envolvem a doença, discutimos conceitos, aspectos emocionais, opções terapêuticas e cirúrgicas para o tratamento integral e personalizado é fundamental na busca pelos melhores desfechos aos pacientes”, afirma o Dr. Ricardo Cohen.