Centro Especializado em Oncologia promove evento on-line sobre a importância da abordagem multiprofissional do paciente oncológico nos serviços de urgência e emergência hospitalar

II Jornada multiprofissional acontecerá todas as segundas-feiras de agosto

São Paulo, 30 de julho de 2020 – O Centro Especializado em Oncologia do Hospital Alemão Oswaldo Cruz promove todas as segundas-feiras do mês de agosto a II Jornada Multidisciplinar de Urgências e Emergências Oncológicas. Devido à pandemia do novo coronavírus, o encontro voltado para equipes assistenciais e médicas, principalmente para aqueles que atuam em serviços de atendimentos emergenciais como prontos-socorros, será feito virtualmente e pretende discutir a importância de as equipes multidisciplinares estarem preparadas para desempenharem o atendimento focado nas particularidades do paciente com câncer quando ele procura os serviços médicos e hospitalares emergenciais.

De acordo com o Dr.Cheng Tzu Yen, oncologista e um dos coordenadores da Jornada, dados americanos mostram que 70% dos pacientes oncológicos procuram por prontos-socorros seja em decorrência das neoplasias ou de seus tratamentos. Por isso, é fundamental que os profissionais destes centros tenham condições de oferecer o cuidado mais adequado às necessidades de quem enfrenta o câncer.

“Eventos como a Jornada são importantes para dar ferramentas para que médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e toda a equipe multiprofissional faça o manejo e encaminhamento adequado deste paciente”, afirma o Dr. Cheng.

Para a Dra. Eliza Ricardo, oncologista e também coordenadora do evento, a integração dos profissionais que atuam em serviços de urgência e emergência com as especificidades do paciente oncológico é importante porque além de adotar a melhor conduta para episódios de dor e desconfortos do tratamento do câncer, os prontos-socorros são uma porta de entrada importante para o diagnóstico de neoplasias.

“O paciente oncológico não pode perder tempo para iniciar o tratamento mais adequado, termos profissionais familiarizados com a doença nos serviços de urgência é importante para o diagnóstico e encaminhamento precoce do câncer”, afirma a especialista.

Além da discussão de casos clínicos de forma interativa entre palestrantes e o público, a programação da II Jornada Multidisciplinar de Urgências e Emergências Oncológicas contará com aula inaugural sobre telemedicina e oncologia na emergência e será ministrada pelo Prof. Dr. Chao Lung Wen, chefe da disciplina de Telemedicina da Universidade de São Paulo, que irá debater sobre como as ferramentas da telemedicina podem ajudar na discussão e tratamento oncológico pelos serviços de urgência e emergência e também de que forma a telemedicina pode disseminar informações sobre câncer com esses serviços.

A programação completa do evento pode ser conferida na página do Hospital Alemão Oswaldo Cruz – Clique Aqu! E as inscrições para o evento on-line podem ser feitas pelo seguinte endereço: sympla.com.br/jornadaurgenciasoncologicas.

Sobre o Hospital Alemão Oswaldo Cruz

Fundado em 1897 por um grupo de imigrantes de língua alemã, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz é um dos maiores centros hospitalares da América Latina. Com atuação de referência em serviços de alta complexidade e ênfase em Oncologia e Doenças Digestivas, em 2020 a Instituição irá completar 123 anos. Para que os pacientes tenham acesso aos mais altos padrões de qualidade e de segurança no atendimento, atestados pela certificação da Joint Commission International (JCI) – principal agência mundial de acreditação em saúde –, o Hospital conta com um corpo clínico renomado, formado por mais de 4 mil médicos cadastrados ativos, e uma das mais qualificadas assistências do país. Sua capacidade total instalada é de 805 leitos, sendo 582 deles na saúde privada e 223 no âmbito público. Desde 2008, atua também na área pública como um dos cinco hospitais de excelência do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS) do Ministério da Saúde.

Hospital Alemão Oswaldo Cruz – https://www.hospitaloswaldocruz.org.br/.

Informações para a imprensa

Conteúdo Comunicação:

Gerência de Comunicação Corporativa do Hospital Alemão Oswaldo Cruz

Data: 30/07/2020

Você tem várias formas de agendar consultas e exames:

Envie uma mensagem para:

WhatsApp

Agende sua consulta ou exame:

Agende online
QR Code Agende sua consulta ou exame

Agende pelo app meu oswaldo cruz

App Meu Oswaldo Cruz disponível no Google Play App Meu Oswaldo Cruz disponível na App Store