Tratamento do câncer de pulmão foi tema de encontro científico promovido pelo CTO

O Hospital Alcides Carneiro (HAC) recebeu, na noite de terça-feira (25), uma edição do evento Encontros Científicos promovido pelo Centro de Terapia Oncológica (CTO). Na ocasião, os oncologistas clínicos: Pedro Ismael, do CTO, e Chen Tzu Yen, do Hospital Alemão Oswaldo Cruz de São Paulo, falaram sobre “Imunoterapia e Terapia Alvo no tratamento do câncer de pulmão”.

Pedro Ismael apresentou o estudo Adaura, com uma análise de sobrevida. “Quanto mais cedo o câncer de pulmão for diagnosticado, melhor o prognóstico para o paciente. Lembrando que, no Brasil, a mortalidade do câncer de pulmão é praticamente tão elevada quanto o câncer de próstata. Este último, o mais incidente entre os homens. Com relação as mulheres, o câncer de pulmão é o segundo em mortalidade, apesar de ser a quarta neoplasia mais incidente no sexo feminino”, destaca o especialista, acrescentando que, em Petrópolis, na maior parte das vezes, o paciente com câncer de pulmão chega em estágio avançado. Por este motivo, ele destaca a importância de conscientizar a população para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença.

Já Cheng Tzu Yen falou da jornada do paciente oncológico e como o encaminhamento assertivo pode salvar vidas. De acordo com ele, é fundamental que um especialista faça o acompanhamento do paciente desde a suspeita da doença. “Diagnósticos iniciais permitem cirurgia com prognóstico mais favorável e tratamento precoce”, disse.

Chen também ressaltou que entre os principais fatores para o paciente já chegar em estágio avançado do câncer de pulmão estão: medo da doença, idade, questões financeiras e sociais, falta de conhecimento sobre os sintomas, rastreamento e prevenção primária e a demora do resultado da biópsia.

O encontro reuniu, de maneira presencial e virtual, médicos de diferentes especialidades e enfermeiros do CTO, destacando também a importância da equipe multidisciplinar no tratamento do paciente oncológico.

Data: 31/07/2023 Fonte: Tribuna de Petrópolis Online - RJ

Você tem várias formas de agendar consultas e exames:

Envie uma mensagem para:

WhatsApp

Agende sua consulta ou exame:

Agende online
QR Code Agende sua consulta ou exame

Agende pelo app meu oswaldo cruz

App Meu Oswaldo Cruz disponível no Google Play App Meu Oswaldo Cruz disponível na App Store