Os cuidados com a saúde durante dias quentes e secos

Data: 14/02/2024 Publicado em: NOTÍCIAS DOS JORNAIS / SÃO PAULO

Devido as altas temperaturas, que atingem muitas regiões do país neste verão, é importante ficar em alerta e tomar alguns cuidados.

A combinação de dias quentes e secos aumenta os riscos do agravamento de doenças respiratórias e eleva a concentração de poluentes no ar que podem ocasionar irritação nos pulmões. Além disso, a condição climática pode aumentar risco cardíaco, como o comprometimento coronário, uma vez que para manter a pressão arterial sob controle com os vasos se dilatam, fazendo com que o coração trabalhe mais.

A Dra. Sara Morhbacher, clínica geral do Hospital Alemão Oswaldo Cruz esclarece que “é muito importante tomar bastante água, porque o tempo seco contribuí para a desidratação corporal. Uma alimentação leve, composta de carboidratos, também pode contribuir para uma boa digestão e evitar sintomas de desconforto como azia e enjoos”.

A especialista diz ainda que as pessoas devem estar mais atentas a proteção dos idosos e crianças durante o período. “A atenção deve ser redobrada com a saúde desse público, que geralmente não sente muita sede e pode se desidratar com mais facilidade. Idosos e crianças são mais vulneráveis as bruscas alterações climáticas”, disse.

Orientações sobre os cuidados para manter a saúde em dia durante o tempo seco

Utilize protetor solar: é fundamental para auxiliar nos cuidados com a pele e proteger contra os raios solares.

Roupas leves e assessórios para ajudar a enfrentar o calor: roupas leves e claras, uso de acessórios como chapéus, óculos de sol ou até mesmo sombrinhas ajudam quem precisa se locomover pelas ruas em dias de muito sol e calor.

Beba água: a hidratação é fundamental para garantir o bom funcionamento do organismo.

Evite realizar exercícios físicos entre às 10 horas e às 16 horas: durante esse período, o calor é predominante e pode prejudicar a saúde física e respiratória.

Lavar nariz e olhos com soro fisiológico: a lavagem pode evitar a secura e o sangramento das narinas.

Mantenha a casa limpa, higienizada e arejada: a poeira e a sujeira podem auxiliar na manifestação de bactérias, prejudicando a saúde respiratória.

Você tem várias formas de agendar consultas e exames:

Envie uma mensagem para:

WhatsApp

Agende sua consulta ou exame:

Agende online
QR Code Agende sua consulta ou exame

Agende pelo app meu oswaldo cruz

App Meu Oswaldo Cruz disponível no Google Play App Meu Oswaldo Cruz disponível na App Store