Infectologistas indicam quatro maneiras de afastar o mosquito

Data: 09/02/2024 Publicado em: FOLHA DE S.PAULO / SÃO PAULO

Enquanto a vacina ainda não está disponível em larga escala, é preciso ficar atento às medidas de proteção contra o mosquito Aedes aegypti. A Folha falou com infectologistas sobre as medidas mais eficazes no combate e proteção à dengue.

Repelentes Os especialistas confirmam que os repelentes são altamente recomendados na proteção contra a picada do mosquito. Mas é preciso ficar atento a que tipo de repelente usar. Hoje, há três substâncias tidas como eficazes pela Anvisa. São elas o DEET (N-dimetil-meta-toluamida ou N.N-dietil- 3-metilbenzamida), IR3535 (Ethyl butylacetylaminopropionate) e a icaridina (Hydroxyethyl isobutyl piperidine carboxylate ou Picaridin).

É preciso estar atento às indicações no rótulo, reaplicando após o período de efeito ou o banho, diz Fábio Bombarda, infectologista da Santa Casa de Araçatuba. Nem todos são de uso pediátrico.

Inseticidas Inseticidas em spray ou de tomadas ajudam a matar os mosquitos adultos, em especial emambientes fechados. É preciso ter cuidado se ti ver animais em casa, pessoas alérgicas e/ou comproblemas respiratórios. Esses produtos funcionam em conjunto com outras ações.

Telas e mosquiteiros Uma medidadealta eficácia é o uso de mosquiteiros e telas. “É uma forma extremamente mecânica e natural de você evitar que os mosquitos entrem, protegendo principalmente as crianças pequenas”, diz Bombarda.
O cloro não é o mais eficaz para ralos. O melhoré mantê-los fechados oucom telas.

Eliminação dos criadouros O melhor método é se certificar de que não há criadouros em casa, diz Ivan França, infectologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz. Essa dica, diz Bombarda, é fundamental, pois, até em ambientes que secam, os ovos do Aedespodem ficar conservados por até um ano e meio.

Você tem várias formas de agendar consultas e exames:

Envie uma mensagem para:

WhatsApp

Agende sua consulta ou exame:

Agende online
QR Code Agende sua consulta ou exame

Agende pelo app meu oswaldo cruz

App Meu Oswaldo Cruz disponível no Google Play App Meu Oswaldo Cruz disponível na App Store