Voltar

Gastrostomia endoscópica

Navegue em: Colonoscopia e endoscopia

O exame consiste na colocação de um tubo plástico delicado (sonda) no estômago através da parede abdominal para administração de dieta líquida preparada especialmente e medicamentos. Para realização, é utilizado o endoscópio flexível que possui um sistema de fibras óticas e microcâmera, que proporciona visão completa do esôfago, estômago e duodeno após introdução por via oral.

Saiba como é feito o exame

Quer saber o objetivo de cada tipo de exame, como é feito o procedimento e os riscos?
Preparamos um material exclusivo que tirará as suas dúvidas.
Faça o download gratuitamente:

BAIXAR

Perguntas Frequentes

A gastrostomia endoscópica é um procedimento médico no qual um tubo de alimentação é inserido no estômago do paciente por meio de um endoscópio, um instrumento flexível com uma câmera na extremidade.

A gastrostomia endoscópica é realizada para fornecer nutrição e líquidos diretamente para o estômago quando o paciente não consegue comer ou beber normalmente devido a problemas médicos.

A gastrostomia endoscópica é frequentemente realizada em pacientes com dificuldade de deglutição, câncer de cabeça e pescoço, doenças neuromusculares, lesões traumáticas ou outras condições que afetam a ingestão oral.

Durante o procedimento, um endoscópio é inserido pelo esôfago até o estômago e uma pequena incisão é feita na parede abdominal para inserir o tubo de alimentação.

O procedimento é geralmente realizado sob sedação, o que significa que o paciente não deve sentir dor durante a gastrostomia.

O procedimento em si geralmente leva de 30 minutos a 1 hora, mas o tempo total, incluindo a preparação e a recuperação, pode ser de algumas horas.

Os riscos incluem infecção, sangramento, vazamento de conteúdo gástrico para a cavidade abdominal, irritação na pele ao redor do tubo de alimentação e complicações relacionadas à sedação.

A manutenção envolve a limpeza diária do local de inserção do tubo de alimentação, trocas regulares do tubo e administração dos alimentos e líquidos prescritos.

A necessidade de uma gastrostomia pode ser temporária ou permanente, dependendo da condição médica do paciente. Em alguns casos, o tubo pode ser removido quando a ingestão oral normal for restaurada.

A gastrostomia endoscópica é realizada por um gastroenterologista ou um cirurgião especializado em procedimentos endoscópicos.

Você tem várias formas de agendar consultas e exames:

Envie uma mensagem para:

WhatsApp

Agende sua consulta ou exame:

Agende online
QR Code Agende sua consulta ou exame

Agende pelo app meu oswaldo cruz

App Meu Oswaldo Cruz disponível no Google Play App Meu Oswaldo Cruz disponível na App Store