Voltar

Broncoscopia

Navegue em: Colonoscopia e endoscopia

Realizado para examinar as vias aéreas, através da introdução por via nasal ou por traqueostomia de um aparelho flexível, este aparelho possui um sistema de fibras ópticas e uma microcâmera que ilumina o interior das vias respiratórias e proporciona a visão completa. Auxilia no diagnóstico de doenças do aparelho respiratório por meio de biópsias, coleta de lavado (coleta de material do pulmão para análise), no acompanhamento do tratamento e também na remoção de lesões.

Faça o download gratuito do exame:

BAIXAR

Preparo

É necessário jejum absoluto de 8h, até mesmo de líquidos. Utiliza-se também a aplicação dos anestésicos nas formas de spray, geleia e líquido, cujo efeito persiste por aproximadamente 45 a 60 minutos após o exame, período no qual deve-se evitar ingestão de alimentos ou líquidos, para prevenção de engasgos.

Saiba como é feito o exame

Quer saber o objetivo de cada tipo de exame, como é feito o procedimento e os riscos?
Preparamos um material exclusivo que tirará as suas dúvidas.
Faça o download gratuitamente:

BAIXAR

Perguntas Frequentes

A broncoscopia é um procedimento médico no qual um broncoscópio, um tubo flexível com uma pequena câmera na extremidade, é inserido nas vias aéreas para examinar as vias respiratórias e os pulmões.

A broncoscopia é frequentemente usada para diagnosticar condições pulmonares, como câncer de pulmão, infecções respiratórias, sangramento nas vias aéreas, entre outras.

Durante o procedimento, o broncoscópio é inserido pelo nariz ou pela boca do paciente e avançado pelas vias aéreas até alcançar os pulmões. Isso permite ao médico visualizar a área e coletar amostras de tecido ou fluido, se necessário.

Geralmente, a broncoscopia não é dolorosa. Os pacientes recebem anestesia local para minimizar o desconforto. No entanto, pode haver alguma sensação de pressão ou irritação na garganta.

Os riscos incluem sangramento, infecção, reações alérgicas à anestesia, complicações respiratórias e, em casos raros, perfuração das vias aéreas.

O tempo exato varia, mas o procedimento geralmente dura de 30 minutos a uma hora, dependendo do objetivo e da complexidade.

Sim, os pacientes geralmente são instruídos a não comer nem beber por algumas horas antes do procedimento. Além disso, podem ser dadas instruções específicas sobre medicamentos a serem interrompidos temporariamente.

A recuperação geralmente é rápida. Os pacientes podem sentir uma leve irritação na garganta e podem ser monitorados por um curto período após o procedimento. Eles geralmente podem retomar suas atividades normais no mesmo dia.

A broncoscopia é realizada por um médico especializado em doenças respiratórias, geralmente um pneumologista ou um cirurgião torácico.

O principal objetivo da broncoscopia é diagnosticar doenças pulmonares, mas também pode ser usada para tratar certas condições, como a remoção de objetos estranhos das vias aéreas ou a cauterização de sangramentos.

Você tem várias formas de agendar consultas e exames:

Envie uma mensagem para:

WhatsApp

Agende sua consulta ou exame:

Agende online
QR Code Agende sua consulta ou exame

Agende pelo app meu oswaldo cruz

App Meu Oswaldo Cruz disponível no Google Play App Meu Oswaldo Cruz disponível na App Store