Cirurgia bariátrica ajuda mulheres obesas a terem gestações seguras e mais bebês saudáveis

Estudo comprova a eficácia do procedimento para evitar possíveis complicações na gravidez.

São Paulo, 02 de março de 2015 – A obesidade é uma epidemia mundial que atinge cerca de 12% da população, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Esse cenário é alarmante pode impactar as futuras gerações, uma vez que a doença desencadeia outros problemas de saúde relacionados, que colocam em risco não apenas a saúde do obeso, como também compromete a vida de seus descendentes.

Ao contrário do que se imaginava até então, a cirurgia bariátrica é uma grande aliada para mulheres obesas que pretendem engravidar, ajudando tanto na fertilidade, quanto na saúde da gestante e do bebê. Um estudo publicado esta semana pelo The New England Journal of Medicine comprovou que, ao tratar a obesidade antes de engravidar por meio da redução do estômago, é possível diminuir os riscos de diabetes gestacional, a incidência de parto prematuro, a ocorrência de má formação congênita no feto e a taxa de mortalidade neonatal.

O estudo, que foi realizado na Suécia, avaliou registros de 2.832 mulheres obesas que deram à luz entre os anos 2006 e 2011 e comparou as gestações de mulheres que fizeram cirurgia bariátrica antes de engravidar com as de mulheres que não fizeram. Os pesquisadores constataram que as mulheres submetidas à cirurgia bariátrica de engravidarem diminuíram em 30% as chances de desenvolver diabetes gestacional, fator que pode levar à pré-eclâmpsia, hipoglicemia, má formação e aborto. Além disso, observou-se uma diminuição de 40% na probabilidade de bebês excessivamente grandes, que podem acarretar em problemas pulmonares, entre outros.

Segundo o Dr. Ricardo Cohen, coordenador do Centro Especializado em Obesidade e Diabetes do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, os resultados afetam o quadro crescente de mulheres obesas que engravidam. “É mais comum que essas gestantes apresentem mais problemas de saúde neste período, incluindo diabetes gestacional, pré-eclâmpsia, parto prematuro e risco de mortalidade neonatal. Seus bebês são mais propensos a apresentarem excesso ou baixo peso ao nascer, problemas congênitos ou, até mesmo, desenvolver obesidade na infância”, afirma Dr. Cohen.

O especialista ressalta ainda que a cirurgia bariátrica deve ser realizada ainda na fase em que a mulher planeja engravidar, com o objetivo de perder peso e ajudar no processo de fertilidade, garantindo assim uma gestação segura e saudável. “As pacientes obesas possuem normalmente mais distúrbios no eixo hopitálamo-hipófise-ovário, no ciclo menstrual e têm até três vezes mais chances de sofrer anovulação, causados principalmente por um quadro de resistência periférica à ação da insulina e também à síndrome de ovário policístico. A mulher acima do peso ideal produz maior quantidade de estrógeno, que causa um efeito contraceptivo, limitando as chances de gravidez”, explica Dr. Cohen.

Sobre o Hospital Alemão Oswaldo Cruz

O Hospital Alemão Oswaldo Cruz, um dos melhores centros hospitalares da América Latina, é referência em serviços de alta complexidade. Fundado em 1897 por um grupo de imigrantes de língua alemã, o Hospital possui uma das maiores casuísticas do país e concentra seus esforços na busca permanente da excelência do atendimento integral, individualizado e qualificado ao paciente, além de investir fortemente no desenvolvimento científico, por meio da educação e da pesquisa. Com mais de 96 mil m² de área construída, o Hospital dispõe de 321 leitos de internação, 44 leitos instalados na Unidade de Terapia Intensiva, 22 salas de cirurgia e Pronto Atendimento 24 horas. Além disso, oferece uma das mais qualificadas assistências do país e Corpo Clínico renomado, para que os pacientes tenham acesso aos mais altos padrões de qualidade e de segurança no atendimento, atestados pela certificação da Joint Commission International (JCI) – principal agência mundial de acreditação em saúde.

Hospital Alemão Oswaldo Cruz –www.hospitaloswaldocruz.org.br.

Data: 03/12/2015 Fonte: Hospital Alemão Oswaldo Cruz

Conteúdo relacionado

Você tem várias formas de agendar consultas e exames:

AGENDE POR MENSAGEM:

WhatsApp

Agende sua consulta ou exame:

Agende online
QR Code Agende sua consulta ou exame

Agende pelo app meu oswaldo cruz

App Meu Oswaldo Cruz disponível no Google Play App Meu Oswaldo Cruz disponível na App Store