O que é e o que pode significar um mal súbito e como agir?

“Na verdade, o mal súbito não é uma doença, e sim um sintoma de diversos problemas”, ensina o cardiologista Helio Castello, do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo. “Em resumo, trata-se de uma trata-se de uma perda repentina de consciência”, completa. (Revista veja)

Uma pessoa pode desmaiar em um mal súbito por diferentes razões, dependendo da causa. Em muitos casos, o desmaio ocorre porque há uma queda repentina na pressão arterial, o que pode resultar em uma diminuição do fluxo sanguíneo para o cérebro. Isso pode acontecer, por exemplo, em casos de arritmias cardíacas ou em situações de estresse intenso.

Outra razão comum para o desmaio em um mal súbito é a falta de oxigênio no cérebro, que pode ocorrer, por exemplo, em casos de parada cardíaca ou de problemas respiratórios. A falta de oxigênio no cérebro pode causar uma perda temporária de consciência.

Também é possível que o desmaio seja causado por outras condições, como convulsões, traumas cranianos ou alterações metabólicas graves.

Em todos os casos, o desmaio é um sinal de que o cérebro não está recebendo a quantidade adequada de oxigênio e nutrientes, o que pode levar a danos cerebrais permanentes ou mesmo à morte se não for tratado rapidamente.

Como socorrer alguém que perde a consciência

O atendimento precisa ser rápido. Se a pessoa não recobra a consciência em poucos segundos, contate os serviços de emergência e reportar os os diferentes sinais para que o atendente ofereça um melhor suporte. O indivíduo parou de respirar? Seu coração está batendo? Veja tudo isso e ligue imediatamente para o Samu.

Data: 26/04/2023 Fonte: NP Expresso Online - RS

Você tem várias formas de agendar consultas e exames:

Envie uma mensagem para:

WhatsApp

Agende sua consulta ou exame:

Agende online
QR Code Agende sua consulta ou exame

Agende pelo app meu oswaldo cruz

App Meu Oswaldo Cruz disponível no Google Play App Meu Oswaldo Cruz disponível na App Store