TERAPIA DO RISO

O velho ditado diz que rir é o melhor remédio quem o inventou não deve imaginar que, sob a perspectiva da medicina, a afirmação é bastante precisa. Mais que remédio, aliás, a risada funciona como um ótimo preventivo, atuando diretamente em nossa qualidade de vida. Segundo o Dr. Fábio de Cerqueira Lario, cardiologista e clínico médico do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, o riso e a gargalhada, associados ao bom humor, podem, de fato, trazer uma série de benefícios práticos para a saúde. “Estudos mostram que o bom humor está associado a melhoras comportamentais, biológicas e psicossociais.

Pessoas bem-humoradas têm maior probabilidade de praticar mais exercícios físicos, fazer escolhas mais saudáveis em suas dietas e evitar hábitos prejudiciais”, defende. Para o especialista, o humor positivo também está ligado à melhoria da imunidade, à redução de processos inflamatórios e dos níveis de cortisol (o hormônio do estresse) e à melhora do equilíbrio do sistema nervoso autônomo. Ele cita, ainda, seus benefícios sociais: “Pessoas bem-humoradas reagem melhor às adversidades, tendem a se conectar com mais gente e também a receber mais suporte dos outros.”

O cardiologista conta também que já há estudos que associam o bom humor à redução de risco de infarto, derrame e morte embora existam dúvidas, do ponto de vista científico, se o humor é a causa dessa redução ou apenas um registro de bons hábitos e melhor suporte social, o que sabidamente diminui esses riscos. Seja como for, sua influência é sempre benéfica. “Sobre a risada e o bom humor, acredito que a conexão entre eles é como a velha história do ovo e da galinha. Um leva ao outro e vice-versa. A relação entre eles é fundamental para a saúde”, diz. Confira, a seguir, outros benefícios e curiosidades sobre o riso.

DOS PÉS À CABEÇA

A combinação entre riso e bom humor traz benefícios para a saúde física e mental: ajuda a proteger o coração, a controlar a pressão arterial e a melhorar a imunidade. Além disso, pessoas bem-humoradas são mais propensas a desenvolver conexões sociais e estabelecer um estilo de vida mais ativo.

O RISO E OS ESTÍMULOS

Estudos comprovam que é possível “dar a partida” em certos comportamentos no cérebro por meio de estímulos, como a música, por exemplo, que, quando agitada, nos deixa propensos à tomada de decisões mais imediatas. Nesse sentido, a risada é uma forma de condicionar o cérebro ao bom humor. Quanto mais rimos, mais queremos rir. Não à toa, aqueles antigos programas de TV tinham aquela plateia rindo ao fundo para induzir os espectadores a fazer o mesmo.

MELHOR QUE UM CREMINHO

Você sabia que uma risada ativa 12 músculos faciais? Esse número sobe para 24 com uma boa gargalhada. Toda essa movimentação ajuda, inclusive, a manter a pele bonita, já que alivia a tensão local e, assim, tonifica o rosto, evitando o surgimento de rugas.

MENOS ESTRESSE, MAIS ENDORFINA

É comprovado que a associação entre o riso e o bom humor reduz os níveis de cortisol no corpo. Quando estamos passando por algum tipo de estresse, de ordem física ou emocional, essa diminuição é ainda mais rápida e eficaz. Já a sensação de bem-estar provocada logo após uma boa gargalhada é consequência direta da endorfina, uma substância natural produzida pelo cérebro.

RISADA AERÓBICA

Durante uma risada ou gargalhada, diversos músculos pelo corpo são contraídos repetidamente, provocando o aumento do gasto calórico. Estudos sugerem que 15 minutos de riso contínuo podem queimar 40 calorias para colocar em perspectiva, os mesmos 15 minutos caminhando a 5 km/h queimam, em média, de 80 a 90 calorias.

A MEDIDA DA RISADA

O riso também é responsável pela elevação da frequência cardíaca. Em contrapartida, o aumento da pressão intratorácica pode provocar a redução da velocidade de retorno sanguíneo para o coração e, por meio de um reflexo do nervo vago (responsável por modular os estímulos ao coração), pode acontecer também uma redução da pressão arterial e da frequência cardíaca. Isso significa que, durante uma gargalhada muito vigorosa e prolongada, pode haver tonturas ou, em situações extremas, desmaio.

Cardiologia Texto
Leve Com Você
SOBRE VOCÊ

Você tem várias formas de agendar consultas e exames:

Envie uma mensagem para:

WhatsApp

Agende sua consulta ou exame:

Agende online
QR Code Agende sua consulta ou exame

Agende pelo app meu oswaldo cruz

App Meu Oswaldo Cruz disponível no Google Play App Meu Oswaldo Cruz disponível na App Store