BLOCO DA VIDA: DICAS PARA PULAR O CARNAVAL SEM ESQUECER DA SAÚDE

Glitter, água e protetor solar

Dá, sim, para aproveitar o Carnaval sem se descuidar da sua saúde. Veja as dicas dos especialistas do Hospital Alemão Oswaldo Cruz para curtir a folia com segurança

O Carnaval – a mais brasileira das festas – é conhecido, entre outras coisas, pelos excessos. Bailes, desfiles, bloquinhos e outras celebrações são regados a muita música, dança, fantasias, glitter, alegria e outros temperos mais. Mas, mesmo no clima de festa, não dá para esquecer da saúde, afinal, alguns descuidos podem trazer consequências a longo prazo. Para você cair na folia sem correr riscos, nossos especialistas trouxeram dicas simples, mas muito importantes, para os dias de festa. Assim, você garante saúde e bem-estar para curtir este e muitos outros Carnavais.

Infecção, não!

O período mais crítico da pandemia parece ter ficado para trás, mas, para muito além da Covid-19, há diversas outras doenças infecciosas que adoram uma aglomeração. Por isso, vale ficar de olho em medidas simples, como evitar compartilhar copos, latas e garrafas e se prevenir contra doenças como a própria Covid-19, gripes e a mononucleose, a famosa Doença do Beijo, que é causada pelo vírus Epstein-Barr, transmitida por meio da troca entre salivas, que afeta os glóbulos brancos responsáveis pela defesa do corpo. “O ideal é que cada um tenha o seu próprio copo, para evitar a transmissão da doença”, diz o Dr. Filipe Piastrelli, infectologista e coordenador do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

E quando falamos em contato, também é bom reforçar os cuidados com o uso de vasos sanitários e pias de banheiros públicos e químicos. “Evite o contato com as superfícies para utilizar o banheiro, pois o espaço apresenta bactérias e vírus eliminados pela via intestinal e podem ser transmitidos causando problemas para a saúde”, ensina o Dr. Piastrelli.

Outra dica importante do especialista é checar a carteirinha de vacinação antes de cair na festa. “É fundamental estar com a vacinação em dia, inclusive com as doses de reforço dos imunizantes contra a Covid-19 e gripe”, afirma. E nunca é demais lembrar: camisinha sempre! As doenças sexualmente transmissíveis, como HIV e sífilis, vêm aumentando em todo o mundo. E, no Carnaval, este alerta é ainda mais importante. Proteja-se!

De olho no coração

A folia do Carnaval exige bastante do nosso condicionamento físico, o que é excelente, afinal, a gente se diverte exercitando o corpo. No entanto, para quem está sedentário e/ou tem hábitos nocivos, vale olhar com cuidado para a saúde cardiovascular. O ideal, claro, é estar com o check-up em dia e tomar cuidado com excessos e negligências. O abuso de bebidas alcoólicas e energéticas combinado à baixa ingestão de água e alimentos nutritivos e ao desgaste físico é uma combinação que pode sobrecarregar o nosso organismo, alterar a pressão arterial, além de contribuir para quadros de desidratação e até mesmo para a ocorrência de um AVC (Acidente Vascular Cerebral). “O ideal é intercalar bebida alcoólica com água, principalmente porque o Carnaval brasileiro acontece no período mais quente do ano, favorecendo quadros de insolação e desidratação”, ensina o Dr. Hélio Castello, cardiologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

Por isso, não se esqueça de incluir no cardápio frutas, verduras, legumes, gorduras boas e proteínas, se hidrate bem (e lembre-se: água é água!), não exagere no álcool, descanse e durma com qualidade – assim, você vai ter ainda mais saúde e disposição para encarar a folia.

O sol está sempre lá

Com tanta coisa acontecendo ao mesmo tempo, muita gente mal se dá conta da exposição solar durante o Carnaval. Mas, com festa ou não, o sol continua lá, mesmo nos dias nublados. Por isso, não descuidar da saúde da pele é fundamental nesta época, evitando queimaduras solares e se prevenindo contra o câncer de pele. E isso não significa passar o filtro solar apenas antes de sair de casa e não pensar mais no assunto, principalmente porque, com as temperaturas altas e as aglomerações, a transpiração ajuda a eliminar o protetor ainda mais rápido. Por isso, leve seu frasquinho com você. “A maioria dos bloquinhos e lugares para pular Carnaval ocorrem em áreas descobertas. Com isso, é essencial que as pessoas apliquem protetor solar a cada três horas, inclusive em dias nublados”, explica a Dra. Jade Cury, dermatologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

Além do protetor, procure usar barreiras físicas, como óculos escuros, bonés e chapéus. E se o sol estiver forte demais, procure uma sombra. Sua pele agradece!

Quer mais dicas de como aproveitar o Carnaval (e o resto do ano!) com muita saúde? Vem conferir o Especial Bloco da Vida nas redes sociais do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

Check-up Texto

Veja Também

Leve Com Você
SOBRE VOCÊ

Você tem várias formas de agendar consultas e exames:

Envie uma mensagem para:

WhatsApp

Agende sua consulta ou exame:

Agende online
QR Code Agende sua consulta ou exame

Agende pelo app meu oswaldo cruz

App Meu Oswaldo Cruz disponível no Google Play App Meu Oswaldo Cruz disponível na App Store