Cirurgiã do Hospital Alemão Oswaldo Cruzo apresenta vídeo educativo para cirurgia segura de hérnia inguinal durante o Congresso Americano de Hérnia

São Paulo, 25 de setembro de 2024 – A cirurgiã do Centro Especializado em Aparelho Digestivo do Hospital Alemão Oswaldo Cruz foi convidada a apresentar um vídeo no Congresso da Sociedade Americana de Hérnia, realizado em Chicago, em setembro. Intitulado “AHS Safe Steps: The Amid-Lichtenstein into Practice”, a gravação mostra uma cirurgia aberta de hérnia inguinal, destacando a importância desse tipo de protocolo no procedimento.

O trabalho foi realizado e apresentado pela cirurgiã Dra. Natália Pascotini Pereira em uma sessão especial dedicada a vídeos, onde foram exibidos casos de hérnias inguinais e ventrais. A apresentação dos cirurgiões brasileiros ocorreu em uma das sessões mais prestigiadas do congresso, contando como convidado os principais centros de hérnia dos EUA como a Cleveland Clinic e Atrium Health.

O vídeo, de aproximadamente seis minutos, foi desenvolvido com base nas diretrizes da Sociedade Americana de Hérnia, que lançou no ano passado os “Safe Steps” para garantir a segurança em procedimentos cirúrgicos. Ele apresenta um passo a passo detalhado da técnica de reparo aberto, conhecida como técnica de Lichtenstein, que revolucionou o tratamento das hérnias inguinais em 1984 ao introduzir a utilização de tela para reduzir as taxas de recidiva.

O trabalho mostrou não apenas a habilidade cirúrgica, mas também a complexidade envolvida na gravação de procedimentos abertos. A produção do vídeo, que foi gravado no Hospital Alemão Oswaldo Cruz, exigiu uma cuidadosa logística para capturar todos os detalhes, evitando contaminações e garantindo a clareza das informações das imagens.

“A importância desse vídeo está na sua capacidade de servir como um recurso educacional para outros cirurgiões, aprimorando a técnica e, consequentemente, os resultados para os pacientes. Com as diretrizes dos ‘Safe Steps’, buscamos não apenas compartilhar conhecimento, mas também garantir que os pacientes tenham acesso a um tratamento cada vez mais seguro e eficaz,” afirmou a cirurgiã, especialista em hérnias.

As hérnias inguinais, que ocorrem na região da virilha, têm alta prevalência na população do Brasil, correspondendo a 75% de todas as hérnias da parede abdominal, segundo a Sociedade Brasileira de Hérnia e Parede Abdominal.

De acordo com a instituição, 20% dos homens vão apresentar a alteração em algum momento da vida, assim como 3% das mulheres.

Com a prevalência das hérnias inguinais, o trabalho dos médicos do Hospital Alemão Oswaldo Cruz apresentado no congresso ressalta a relevância da técnica e a necessidade de tratamentos que minimizem complicações e recidivas.

Data: 25/09/2024 Fonte: Hospital Alemão Oswaldo Cruz

Conteúdo relacionado

Você tem várias formas de agendar consultas e exames:

AGENDE POR MENSAGEM:

WhatsApp

Agende sua consulta ou exame:

Agende online
QR Code Agende sua consulta ou exame

Agende pelo app meu oswaldo cruz

App Meu Oswaldo Cruz disponível no Google Play App Meu Oswaldo Cruz disponível na App Store