Como conciliar dieta saudável com os chocolates da Páscoa

Data: 27/03/2024 Publicado em: Hospital Alemão Oswaldo Cruz

Nutricionista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz recomenda as opções mais saudáveis para o período e enfatiza as precauções necessárias para pessoas com diabetes.

São Paulo, 27 de março de 2024 – A Páscoa é a época do ano em que muitas pessoas se deliciam com chocolates. Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab), a produção de ovos de Páscoa em 2024 está prevista para crescer 17% em comparação com o ano anterior, totalizando 58 milhões de unidades disponíveis em todo o país. No entanto, é importante lembrar que o consumo excessivo pode prejudicar a saúde.

A nutricionista do Centro Especializado em Obesidade e Diabetes do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Tarcila Campos, compartilha dicas valiosas sobre como manter a dieta equilibrada e saudável nessa época do ano. Segundo ela, é possível manter uma boa alimentação mesmo nos dias de fartura, fazendo boas escolhas alimentares, combinações nutritivas e prazerosas.

Prato principal
Para o almoço, Tarcila sugere investir em entradas à base de salada e/ou legumes, peixes assados, grelhados ou cozidos, combinados com um alimento fonte de carboidrato, como os tubérculos (batata assada ou cozida) ou farofas à base de quinoa. “Uma boa recomendação é a inclusão de vegetais coloridos, como cenoura, beterraba, espinafre e brócolis, que são ricos em vitaminas e antioxidantes que ajudam a prevenir doenças e a manter o corpo saudável”, diz.

Posso comer chocolate?
“O chocolate pode ser incluído na dieta, mas é essencial lembrar que a moderação é a chave”, afirma a nutricionista. “Os ovos de chocolate são ricos em calorias, açúcares e gorduras, portanto, a quantidade consumida deve ser controlada. É importante ter cautela na quantidade e na frequência do consumo. Além disso, é preciso estar atento à composição nutricional dos produtos escolhidos.”

Tarcila também sugere que “os chocolates amargos são os mais indicados para consumo, pois contêm alto teor de cacau e pouca adição de açúcar, além de serem ricos em antioxidantes que auxiliam na diminuição dos níveis de LDL (mau colesterol) e da pressão arterial.”

A nutricionista enfatiza a importância de escolher bem os chocolates e ler bem os rótulos dos produtos para saber a quantidade de carboidratos contida em cada porção. “Por exemplo, 25 gramas de chocolate ao leite têm em média 13 gramas de carboidratos, que equivale a uma fruta média, uma fatia de pão de forma, um copo de leite integral ou uma colher de açúcar.”

Se for comer o ovo de Páscoa ou qualquer outra sobremesa, prefira fazê-lo logo após as refeições. “Isso pode amenizar os efeitos do chocolate sobre a glicemia. A presença de outros nutrientes, como as fibras encontradas em leguminosas, legumes e folhas verde-escuras, faz com que a absorção não seja tão imediata e a taxa glicêmica não eleve tão abruptamente”, explica.

Quem tem diabetes deve redobrar a atenção
Assim como para todo mundo, a dica é consumir chocolate após uma refeição completa que tenha presença de fibras e proteínas, o que vai interferir na velocidade de absorção e minimizar o efeito na glicose. “O cuidado extra para pessoa com diabetes fica com relação a manutenção da medicação, aumentar a frequência da monitorização da glicose e entender os efeitos das escolhas alimentares no controle da glicemia conforme prescrição médica. E para aqueles que tomam medicação regular, que não abandonem o tratamento”, indica a nutricionista.

Para pessoas com restrições alimentares, como veganos ou intolerantes à lactose, a regra geral é investir em opções de chocolate que tenham maior concentração de cacau. E se por acaso você furar a dieta na Páscoa, o ideal é não se desesperar. É preciso lembrar que momentos de celebração são importantes e não devem ser fonte de culpa. “O ideal, após os dias de festas, é retomar a dieta normalmente e evitar repetir os excessos. Além disso, é necessário manter a atividade física, hidratação, alimentação balanceada nos dias seguintes para equilibrar a ingestão de calorias e nutrientes,” completa.

Você tem várias formas de agendar consultas e exames:

Envie uma mensagem para:

WhatsApp

Agende sua consulta ou exame:

Agende online
QR Code Agende sua consulta ou exame

Agende pelo app meu oswaldo cruz

App Meu Oswaldo Cruz disponível no Google Play App Meu Oswaldo Cruz disponível na App Store